Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 5 minutos.

Vamos falar de um dos segmentos mais promissores e que garantem retornos financeiros certos para o empreendedor: o franchising. E em especial, um dos negócios que vem despontando no mercado de franquias, é a educação profissionalizante!

Isto se deve, em parte, à necessidade da população em procurar aperfeiçoamento para crescer profissionalmente e no mercado de trabalho, por isso separamos 6 passos para você começar a analisar quando o assunto é empreender no segmento do franchising.

Vale ressaltar, que a abertura do empreendimento é um momento muito importante para o investidor. Atualmente, o mercado oferece diversas opções para os interessados em abrir uma franquia. Mas avaliar de forma equivocada e fazer a escolha errada pode gerar muitos transtornos e prejuízos.

O processo de escolha de uma franquia envolve pesquisa, análise e coleta de informações sobre a marca. Nós do Instituto Mix, separamos os principais pontos que devem ser avaliados por quem está interessado em investir no franchising. E, de forma objetiva, vamos mostrar como o IM pode ser uma das melhores alternativas para o seu futuro!

1 – Primeiro ponto para investir em franchising: analise suas finanças


Para começar o processo de escolha da melhor franquia, é fundamental analisar suas finanças e saber quanto você poderá investir no empreendimento. Existem muitas opções de franquias no mercado, de diferentes valores. É importante ter consciência para evitar prejuízos e gastos desnecessários.

Por isso, ao adquirir uma franquia, saiba que é preciso ter dinheiro suficiente para o investimento inicial, para o capital de giro e o que for necessário para cobrir as despesas pessoais, até que o empreendimento comece a apresentar lucros.

Nisso o Instituto Mix é mestre, afinal, como destacamos no início, a educação profissionalizante é um dos segmentos dentro do franchising que sempre tem bons desempenhos, devido à necessidade de capacitação dos brasileiros.

Mas vale ressaltar que a gestão dos negócios conta muito nos primeiros meses. Por isso o IM tem um dos melhores suportes em relação à concorrência. Tudo para o seu investimento dar certo!

2 – Estar antenado no mercado de franchising é indispensável


Ao escolher o segmento em que deseja atuar, é preciso analisar a situação do setor. Não significa, necessariamente, que determinada franquia que teve sucesso em uma região, terá a mesma aceitação em outra.

Avalie a aceitação do produto, o grau de demanda e o nível de concorrência no local escolhido para implantar o empreendimento. Além de escolher a franquia, é essencial saber optar pelo produto ideal e a melhor localização para instalação da marca.

3 – Vá em busca de informações das franquias


O ponto-chave do processo para abrir uma franquia é pesquisar. Descubra o setor que mais tem a ver com seu estilo e faça uma boa análise sobre ele.

Selecione as marcas que mais agradam e vá em busca do máximo de informações possíveis. Existem muitas oportunidades de franquias no mercado. Veja o produto ou serviço que mais se identifica com você. Além disso, verifique as práticas administrativas do franqueador.

Vale conversar diretamente com ele, para tirar todas as dúvidas e conhecer a fundo o modelo de negócio no qual pretende investir.

A pesquisa é fundamental para agrupar o máximo de informações e gargalos possíveis sobre a franquia em questão. Além disso, é uma forma de o franqueado sentir mais segurança antes de fechar o negócio.

Neste quesito, o Instituto Mix também não deixa a desejar! A marca IM disponibiliza muitas informações e conteúdos para os investidores, de maneira clara e transparente, além de contar com conteúdos produzidos em áudio, vídeos institucionais e oportunidade de visitas à estrutura IM, que conta com uma franqueadora moderna (com editora própria, estúdios de gravações, escola modelo e espaço coworking), além de uma universidade corporativa, e os caminhões das profissões!

4 – Sempre fique atento às propostas da franqueadora e seu suporte


Analise com calma e minuciosamente a proposta do franqueador antes de assinar a papelada. É fundamental conhecer todos os detalhes desse acordo para garantir o sucesso do investimento e evitar surpresas desagradáveis. Os principais fatores a serem avaliados são:

5 – Converse com franqueados


Depois de decidir qual marca você deseja representar no mercado, visite unidades e converse com franqueados e ex-franqueados do produto ou serviço. Assim, é possível descobrir as principais dificuldades e como funciona o suporte daquele franqueador, entre outras particularidades.

O processo de procura e seleção da melhor franquia para se investir pode durar meses e deve ser feito com atenção. Para os investidores que estão entrando agora no mercado de franchising, é fundamental contratar profissionais especializados para receber orientação em todo o processo ou em alguns momentos pontuais.

6 – Sempre fique atento às taxas e outros investimentos no franchising


Para adquirir uma franquia, é necessário investir um valor para arcar com os custos iniciais. Esses valores variam de acordo com o tipo de segmento e a localização. Por isso, é preciso saber os montantes que serão gastos para adequar o orçamento. Dentre eles, estão:


Uma pesquisa aprofundada sobre a marca e o franqueador, além de um planejamento bem feito, são fundamentais na hora de analisar como escolher a franquia certa para seu investimento. Por isso, converse com especialistas, tire todas as dúvidas e reúna o máximo de informações possíveis sobre a marca. Essa é a maneira mais segura e confiável de investir os seus recursos.

Recentemente o Instituto Mix de Profissões ganhou mais um prêmio da publicação Pequenas Empresas & Grandes Negócios, aqui você acompanha uma entrevista exclusiva com o CEO da rede, Alex Cavalheiro, comentando sobre a relevância do prêmio para a marca IM.


O que achou do artigo?
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça mais sobre a nossa Política de privacidade e Política de cookies e entenda como o Instituto Mix de Profissões se preocupa com os seus dados.
ACEITAR