Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 5 minutos.

A franqueadora IM recebeu neste mês de junho em sua sede em Araranguá, Santa Catarina, a visita do empresário Denis Santini. Ele é proprietário de uma das mais importantes agências de marketing do Brasil, a Grupo MD – Make a Difference, além de estar ligado com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), sendo a MD a responsável pelo marketing da ABF.

O Grupo MD é um grupo de comunicação especializado em franquias e varejo. “A gente atua com alguns braços, são cinco CNPJs ao todo. Uma agência de propaganda, uma agência de eventos, uma assessoria de imprensa e duas empresas de tecnologia. Nós hoje temos um número muito bacana de clientes na MD. Se somarmos todos os clientes, temos algo em torno de 250 parceiros, principalmente de franquia e varejo, além da própria ABF”, ressalta Santini.

O Grupo MD – Make a Difference nasceu em 1996 e o empresário já atua no segmento de franchising há quase 30 anos, sendo referência quando falamos de marketing e franquias no Brasil.

Franqueadora IM surpreende pela sua estrutura


Um dos diferenciais do Instituto Mix de Profissões, em especial a franqueadora IM, é o suporte e a estrutura oferecida pela empresa para seus franqueados de Norte a Sul do Brasil.

“Estou impressionado com a estrutura do Instituto Mix! Com a estrutura física, com a estrutura de pessoas, com a estrutura de negócios, com a capacidade e agilidade que o Instituto Mix tem no mercado, para mim foi uma grata surpresa”, relata Denis.


Denis Santini (MD), Fabi Estrela (ABF) e Claiton Pacheco (Apprender)

O empresário conta que os vídeos e as fotos na internet referentes a marca IM, não conseguem expressar a real dimensão da infraestrutura da rede. “Vendo pessoalmente a estrutura e a preocupação com a qualidade que o Instituto Mix tem em todo o processo, eu realmente fiquei bastante impressionado”, ressalta o CEO da MD. 


Denis Santini (MD) e Claiton Andrade (diretor de marketing IM)

O empresário foi recepcionado na franqueadora IM pelo CEO do Instituto Mix de Profissões, Alex Cavalheiro, a diretora de capacitação da ABF, Fabi Estrela, um dos responsáveis pelo projeto Apprender, Claiton Pacheco, e o diretor de marketing da rede Instituto Mix, Claiton Andrade.

A tecnologia e a relevância para o crescimento das empresas


A tecnologia é uma ótima alavanca para qualquer empresa que queira acompanhar o novo momento do mercado.

Para o empresário do segmento de marketing a presença das empresas nas redes e a transformação dos processos do papel para o digital, deixou de ser uma tendência para se tornar uma pendência, sendo algo que não é mais passível de escolha. Ou as empresas se digitalizam e entram no mercado online ou serão esquecidas por novos investidores e clientes.

“Se você não está investindo em inovação, investindo em conteúdo, em educação, tecnologia, a sua empresa, o seu negócio, está com uma pendência muito grande. Você precisa colocar isso no seu pipeline o quanto antes”, ressalta Denis.

Conhecendo o projeto Apprender na franqueadora IM


O projeto Apprender é uma das empresas que nasceram da expertise de negócio do Instituto Mix de Profissões e sua experiência no segmento do franchising.

Para entender melhor, a Apprender é uma ferramenta de tecnologia gamificada voltada para capacitação e também é uma estratégia de educação corporativa focada em acelerar engajamento e performance por meio da gestão do conhecimento, cultura organizacional, metodologia pedagógica e ferramentas digitais de comunicação e gestão, incluindo capacitação online em trilhas abertas de conhecimento.

O CEO da MD, além de conhecer a estrutura da franqueadora IM, também reservou um espaço na agenda para conhecer a Apprender.

“Conheci a Apprender graças a minha colega, Fabi Estrela, que é diretora de capacitação da ABF, e trocamos ideias e informações a respeito dessa plataforma fantástica que pode auxiliar muito as empresas em seu modelo de negócio, acho que a Apprender tem muito a oferecer às empresas que enxergarem que somente com a educação corporativa se pode ir mais longe”, afirma Santini.

“O setor de franquias é resiliente”


Essa foi a frase escolhida pelo CEO da MD quando perguntado sobre o atual momento vivido pelo segmento. Com a pandemia de Covid-19, restrições em vários âmbitos e mudanças no modo de realizar serviços em algumas empresas.

“Pelo que posso observar, o setor de franquias passa melhor pela crise que outros setores, até pela questão de suporte aos franqueados, as capacitações, o desenvolvimento de ferramentas para ajudar o franqueado lá na ponta e a segurança que as próprias redes de franquias passam para o próprio consumidor”, pondera Denis.

Investir em franquias é um modo seguro de empreender!


Todo mundo sonha, ou já sonhou, em um dia ter o seu próprio negócio. Pois bem, alguns de fato conseguem abrir o seu empreendimento, mas não é uma tarefa simples. O modelo de franquias oferece mais solidez para quem quer aplicar o seu dinheiro em algo que oferece mais segurança que empreender sozinho e que ofereça um retorno até mais rápido de capital.




O CEO da MD, Denis Santini, fala que o segmento de franchising oferece essa tão sonhada estabilidade nos negócios, além da prosperidade com a possibilidade de abertura de novos negócios.

“A MD é a agência responsável pelas mídias da ABF, e na campanha do ano passado (2020), usamos um conceito que é extremamente válido para hoje que é: “Saia na frente com uma franquia”. Quando você opta por trabalhar com uma franquia você já dá alguns passos na frente, isso não quer dizer que você não terá sucesso sozinho, você pode sim ter sucesso, mas eu posso afirmar para você, para quem quer empreender, que considere o segmento de franquias um dos negócios a serem analisados. Você terá contato com todo um suporte, contato com outros franqueados que passaram pela mesma situação que você, terá comitês de discussão, trocas de informação, coisas que só o franchising oferece”, finaliza o empresário.

O que achou do artigo?