Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

O Instituto Mix de Profissões é reconhecido nacionalmente como um dos maiores ecossistemas de educação profissionalizante do Brasil, devido ao grande número de ferramentas e tecnologias à disposição de franqueados, colaboradores e alunos. O chatbot do IM, batizada de Bella, é uma das novidades que tem desempenhado um papel significativo para o sucesso do negócio.

Vale ressaltar que a marca IM se solidificou como uma edtech (empresa especializada em desenvolver tecnologias em prol da educação), e obviamente que com tantas ferramentas novas à disposição, os franqueados já começam a colher os resultados dos investimentos feitos pela franqueadora IM.

“A utilização da solução de chatbot, por exemplo, aumentou em 40% o volume de leads, que antes chegavam apenas pelos por formulários das landing pages. Além disso, reduziu drasticamente o tempo médio do atendimento de novos leads, otimizando os atendimentos”, reforçou Roberto Janiszewski, gestor de produtos da área de tecnologia da rede Instituto Mix de Profissões. 

Chatbot: comunicação ágil e de qualidade entre o aluno e a escola 


Em uma era em que a informação deve ser rápida e assertiva, o chatbot se mostra uma excelente alternativa quanto aos atendimentos em uma unidade IM.

O cliente quando deseja uma informação, quer que a resposta seja rápida por parte do estabelecimento, que suas dúvidas sejam sanadas de forma objetiva, de preferência com poucos cliques. Com o IM Bot, é possível fazer com que ele tenha uma experiência satisfatória ao entrar em contato com a empresa.

Uma das funções do chatbot, a nossa Bella, por exemplo, é aumentar a eficiência de interação com os novos leads para estratégias de marketing e comercial, melhorando o fluxo de comunicação entre os alunos da rede.

“Entre as soluções que a Bella oferece, estão ainda a solução self manage, open source, integrações com sistema de PNL (dialog flow) e API WhatsApp, bem como integrar via webhook com sistema internos, como o nosso ERP e CRM, por exemplo”, explica Janiszewski.

Instituto Mix e a busca por soluções tecnológicas e estratégicas para o negócio


Como gestor de operações da área tecnológica de projetos de TI do Instituto Mix de Profissões, Roberto Janiszewski e sua equipe foram designados como responsáveis por desenvolverem e promoverem uma solução integrando o chatbot e omnichannel, algo que facilitasse a comunicação entre franqueados, colaboradores, alunos e futuros leads do Instituto Mix.

“Muitos dos principais obstáculos enfrentados desde criação do chatbot envolvendo dialog flow, API de WhatsApp e integração do chatbot, em sua plataforma de atendimento ao cliente, foram superáveis. O IM já possui uma plataforma própria de LMS e a busca por uma experiência de chatbot combinada com a inteligência artificial, foi um dos desafios para o projeto. Antes do chatbot, as equipes realizavam todo o atendimento de maneira manual. A Bella agora, como nosso bot, realiza scripts personalizados para cada segmento de cursos e produtos oferecidos, tornando a prospecção impressionantemente mais eficaz”, enfatiza Janiszewski.

Outro resultado do projeto foi permitir a ampliação e capacidade de atendimentos de alunos em regiões onde não haviam unidades físicas do Instituto Mix. Mais de 300 novas unidades digitais estão sendo criadas após implementação do bot. Esses são apenas alguns dos exemplos da marca IM e toda a sua infraestrutura tecnológica à disposição de seus franqueados para garantir o sucesso da franquia e a satisfação de nossos clientes! 

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