Com mais de 600 unidades no Brasil, a empresa de cursos profissionalizantes Instituto Mix de Profissões se solidifica como uma “education technology” (edtech) no mercado nacional de educação, trazendo soluções educacionais para empresas de qualquer segmento do mercado.
Quando o CEO da rede Instituto Mix de Profissões, Alex Cavalheiro, começou no segmento da educação, soube da necessidade do investimento constante em tecnologias e inovações para acompanhar as mudanças frequentes, e até mesmo frenéticas, do mercado.
Há 12 anos transformando vidas, o Instituto Mix de Profissões foi a primeira marca de ensino profissionalizante da região a criar um “ecossistema” de educação. O IM se tornou o pilar central de algo muito maior e ramificado, a ponto de se tornar atualmente uma edtech, uma abreviação para o termo em inglês “education technology”, ou tecnologia da educação.
Hoje a empresa com sede no Morro dos Conventos em Araranguá, Santa Catarina, é responsável por várias tecnologias que visam auxiliar o processo educacional, vindo de encontro às necessidades dos alunos que buscam instituições que investem em práticas de ensino diversificadas, interativas e inteligentes.
“Mais do que proporcionar essa experiência de educação e tecnologia aos seus alunos, o IM também proporciona aos seus franqueados, os proprietários de escolas Instituto Mix Brasil afora, a possibilidade de ofertar um material único no mercado e com diferencial ímpar, que será a chave do seu sucesso enquanto empreendedor e investidor do segmento da educação”, enfatiza Alex Cavalheiro.
A edtech Instituto Mix de Profissões, é responsável também por soluções financeiras inteligentes como a fintech IM Pay, a plataforma white label IM Labs e o IM Bot, o chatbot da empresa que agiliza a comunicação com o cliente e direciona os atendimentos de maneira a qualificar os processos.
“Sem contar os investimentos na área pedagógica, com uma estrutura de televisão própria, a IMTV, com os equipamentos mais modernos do mercado para gravações de cursos e elaboração de lives de conteúdos, além de contar em seus materiais didáticos impressos com tecnologia de Realidade Aumentada, em que a camêra do celular é capaz de abrir mais conteúdos e o aluno pode aprender muito mais, além de ter uma experiência virtual em 3D, com o que está descrito na apostila física”, reforça o gestor de operações, Junior Freitas.
Como mencionamos acima, o Instituto Mix se tornou um “braço” de algo muito maior, um ecossistema educacional de um verdadeiro grupo de empresas focadas na educação tecnológica. Neste ponto podemos citar uma das primeiras empresas deste novo momento tecnológico, o IM Pay.
O IM Pay entendeu a necessidade de ofertar soluções adequadas ao negócio, seja ele qual for, viabilizando cobranças automatizadas e que ofereçam instrumentos para maximizar os resultados. Tudo isso de forma integrada para transformar e simplificar o controle financeiro, por meio dos pagamentos via:
Boleto: o meio de pagamento mais difundido, otimizado negócios;
Pagamento recorrente: Um meio para automatizar e maximizar seus resultados;
Link de pagamento: Viabilizando vendas nos mais diversos canais de atendimento;
Máquina de cartões: com a possibilidade de integrar o controle dos recebíveis ao seu sistema de gestão.
Por meio da fintech, é possível reduzir em poucos meses o índice de inadimplência e aumentar a conversão das vendas com a estrutura omnichannel. Otimizando o tempo do time financeiro com os controles e rotinas automatizadas, e reduzindo os casos de fraude ou extravio de recursos.
Qual o segredo para vencermos na vida de modo pessoal e profissional? Educação! O mesmo acontece com as empresas e grandes corporações, sem investimento em educação e processos de treinamentos, será difícil ela conseguir um nível de estabilidade ou até mesmo sobrevivência no mercado.
E é aí que surge mais uma edtech da rede Instituto Mix de Profissões como solução para as empresas: IM Labs. O IM Labs está presente em quase todos os estados brasileiros, atingindo, em média, mais de 70% das cidades do Brasil, com os mais variados tipos de clientes, dos mais variados segmentos da indústria, comércio e agronegócio.
Além do território nacional, o IM Labs já cruzou o Atlântico e o Pacífico e está presente em países do continente africano e na Ásia, no Japão. O IM Labs já possui números surpreendentes, que mostram a força da empresa, são mais de 1 milhão e 300 mil usuários extremamente satisfeitos com a usabilidade da plataforma.
“A ferramenta oferece produção de conteúdo, com uma estrutura para produção de cursos personalizados e um acervo de mais de 100 cursos em diversas áreas. Uma loja completa e integrada a um banco digital. Um aplicativo desenvolvido para a melhor experiência do aluno. Exercícios com correção em tempo real e capacidade para upload de videoaulas. Aplicativo ágil e gamificado, para proporcionar a melhor experiência ao usuário. Se acessado por desktop, a plataforma também conta com um ambiente web completo para facilitar o aprendizado”, explica Roberto Janiszewski, um dos responsáveis pela ferramenta IM Labs.
Falar de inovação e tecnologia sem falar de inteligência artificial é praticamente impossível na sociedade moderna, a inteligência artificial realiza tarefas que muitas vezes nem percebemos devido à nossa rotina, prova da precisão e da naturalidade que este contato vem ganhando ao longo dos anos.
O Instituto Mix traz ao mercado mais uma novidade: o IM Bot. Na rede IM, a Bella é a inteligência artificial responsável por atender nossos alunos e futuros alunos e direcioná-los para os atendimentos, os resultados dessa interação tem surpreendido a rede positivamente, principalmente quanto a agilidade.
“A ideia da marca vai além, é ampliar ainda mais a inteligência artificial na educação para auxiliar o máximo possível as empresas, de qualquer segmento, no processo de qualificação e aperfeiçoamento. Usando a tecnologia como um degrau para a otimização dos resultados e valorização dos colaboradores por meio do treinamento e da educação”, reforça o CEO Alex Cavalheiro.
Cada vez mais grandes empresas no Brasil e no mundo usam a inteligência artificial como suporte no quesito comunicação e, agora, educação.
“Não há como fugir da tecnologia, as empresas estão em constante adaptação e nós do Instituto Mix de Profissões sempre acompanhamos a evolução do mercado. Por isso fizemos um estudo amplo sobre os bots e sua utilidade na rede, diante disso temos certeza que virão bons resultados com essa nova forma de comunicação no IM e em todas as empresas que aderirem à tecnologia, afinal este é o futuro”, aponta o diretor de marketing da rede IM, Claiton Andrade.
A empresa já anunciou mais investimentos para este ano no âmbito da tecnologia e prevê um montante milionário para os próximos anos.
“Para além de ser destaque no mercado e estar sempre à frente da concorrência, a marca IM quer se consolidar, de fato, como uma edtech! E temos a certeza que todos os caminhos que tomamos estão realmente nos levando para este Norte. A educação como nosso foco e a tecnologia como facilitadora do nosso objetivo”, finaliza o CEO Alex Cavalheiro.