Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

O setor de franchising brasileiro segue com boas projeções para 2023. De acordo com dados da publicação Pequenas Empresas & Grande Negócios, em 2022 o setor de franquias chegou a impressionante casa dos R$ 200 bilhões em faturamento pela primeira vez depois do período mais crítico da pandemia, com crescimento de 17% em relação a 2021.

Os dados da PEGN reforçam que foram diversos fatores que contribuíram para esse resultado, como o surgimento de novas marcas no segmento de franquias, novos modelos de negócios e o amadurecimento digital das redes. Ponto em que o Instituto Mix, por exemplo, se tornou referência ao criar soluções digitais inteligentes para o seu modelo de negócio: educação profissionalizante.

Para 2023 são esperados valores ainda mais altos quanto aos lucros e ao crescimento das franquias em todo o Brasil. Porém, só ganharão destaque aquelas marcas que se reinventaram, se modificaram e perceberam as reais necessidades de seus clientes e franqueados na ponta!

1. A volta da interação presencial em 2023


Os últimos anos impuseram novos ritmos de conexão aos franqueados e franqueadores, como a redução de distâncias proporcionada pelo digital, o que ajudou a acelerar processos, mas aumentou o grau de ansiedade por respostas rápidas entre ambos os lados e o sentimento de “falta de pertencimento” em muitos negócios e colaboradores.

Apesar do digital seguir firme e forte, 2023 deve ser o ano que marcará as reconexões presencias, um dos grandes desafios para o setor apontado pelo estudo e pelas franqueadoras, visto que a disseminação do “online” criou uma polarização nos negócios, entre os que preferem o digital ou o presencial.

Porém, vale destacar que a conexão humana ficou mais valiosa, os momentos presenciais se tornam mais importantes depois de dois anos de reclusão e falta de contato entre gestores e os próprios clientes. O sentimento de reconstruir “laços” aumentou entre o franchising como um todo, apontam os estudos.

O remoto trouxe acelerações de processos, mas os analistas vêem que ainda é preciso ter momentos de conexão para criar sinergia e, consequentemente, a inovação!

2. Ferramentas digitais tendem a crescer e habilidades comportamentais devem melhorar

Novos modelos de franquia que priorizam o EAD, o e-commerce, o delivery, ou cidades menores (praças do interior), devem continuar avançando em 2023 na visão dos especialistas.

O elo entre o negócio e os canais digitais só está começando, e ainda existe muito mercado para crescimento. Alguns avanços em omnicanalidade foram observados ao longo dos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito para chegar a um modelo ideal, que inclua a experiência da loja física na equação.

Voltamos a enfatizar o sentimento de pertencimento ou até mesmo o de acolhimento, observado no modelo físico, que devem ser transmitidos, ou assemelhados, também no digital.

O perfil do franqueado em 2023 deve ter como foco a proatividade, bem como melhorar as soft skills (habilidades comportamentais) que passaram a entrar na agenda de requisitos para se abrir uma franquia.

3. Áreas do franchising que tendem a crescer em 2023


Os estudos e análises do segmento de franchising, apontam oportunidades de crescimento em áreas que ainda estão sofrendo efeitos da pandemia, mas que demonstraram ter alto grau de inovação, demanda ou margem de lucro, como Alimentação, Saúde, Beleza, Bem-Estar, Seguros e Educação.

No caso do Instituto Mix (Educação), por exemplo, o crescimento da rede foi surpreendente em 2022, com a abertura de 38 novas franquias. A empresa foi umas das franqueadoras que demostrou um alto grau de inovação e demandas por adaptabilidade às realidades do mercado. Criando várias alternativas para alunos, colaboradores e franqueados para melhorar o aprendizado (aluno) e a gestão do negócio (franqueado).

Tamanha expertise de negócio, colocou a marca Instituto Mix no topo quanto as melhores empresas do país na educação profissionalizante, um dos modelos que mais cresce no segmento de educação do franchising, principalmente pela carência de mão de obra no mercado, a necessidade de buscar qualificação por parte da população, e a alta rentabilidade do negócio.

Leia também: 5 motivos para investir no Instituto Mix em 2023

4. Fortalecimento do digital com participação do franqueado


As redes têm se mexido para se empoderar digitalmente. Isso deve andar ainda mais rápido em 2023. As marcas vão precisar aumentar o suporte para os franqueados. Mas, claro, treinando eles sobre o manual da marca e regras de padronização da rede.

Da mesma forma, muitas franqueadoras devem assumir, cada vez mais, algumas responsabilidades que até então eram dos franqueados.

De acordo com a pesquisa do setor para 2023, a tendência é que a franqueadora passe a assumir atribuições do franqueado para que ele foque em menos atividades e gere mais valor. O franqueado deverá, também, passar a integrar mais ao todo, buscando ideias de melhorias para toda a rede, e não apenas para a sua unidade.

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