Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

Bons líderes estão em falta em um mercado que preza pelo fator humano mais do nunca e, aliado a isso, um bom líder não nasce da noite para o dia! Ao mesmo tempo em que a tecnologia ganha protagonismo em processos e ferramentas para facilitar a produção das empresas.

Afinal, do que adianta tecnologia quando não se têm bons administradores para organizar um afinado time em prol do crescimento de uma empresa ou de um negócio? Mesmo com todo aparato tecnológico, as pessoas nunca serão totalmente substituídas em uma empresa ou entidade (acredite), administrar pessoas é algo fundamental para que o negócio funcione e funcione bem.

Mesmo que a tecnologia ganhe super proporções (o que já acontece), ainda assim, alguém terá que operar e administrar o bom andamento desta tecnologia, haverão superiores, haverão diretores, se precisará de líderes para gerenciar todo o processo.

Atualmente, achar o perfil de líder é algo difícil nas empresas. Muitas vezes as escolhas são feitas pelos motivos errados, outras vezes são pelos motivos certos, mas o resultado dá errado, outras vezes todas as escolhas dão certo, outras vezes o time acolhe bem o gestor, mas o resultado (produtividade) não vem. São várias as dificuldades.

Por isso decidimos buscar dicas básicas para ajudar a entender como identificar um líder em ambiente de trabalho, e como outros podem trabalhar essas habilidades para, talvez, se tornar um líder bem sucedido.

As características primárias de um líder


Uma das características que diferenciam um bom líder dos chefes comuns é a habilidade de cultivar uma comunidade de trabalhadores felizes. Estudos mostram que em um ambiente saudável, proporcionado por um bom líder, a produtividade aumenta, assim como a satisfação dos colaboradores com a empresa, hábitos que contribuem para uma comunidade corporativa mais saudável.

Criar relacionamentos pessoais fortalece as comunidades de trabalho, auxiliando na colaboração entre a equipe. Orientar um grupo dessa maneira garante que as diferenças sejam valorizadas e respeitadas e que exista uma diversidade de opiniões, ideias e perspectivas.

Por isso as características de um líder, devem conter algum dos pontos a seguir, que separamos com um pequena explicação.

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1. Um bom líder sabe ouvir


Em algum momento da vida adulta, as pessoas tendem a parar de escutar e aprender com os outros. É quando começam a dizer a todos o que fazer e acreditam que isso é sinônimo de liderança. Estudos e cases reais de líderes bem sucedidos, mostram definitivamente o contrário.

A única maneira de dar espaço a bons relacionamentos de trabalho é aprendendo a ouvir as contribuições e ideias dos outros. Se abrir para novas ideias, sugestões e buscar, sempre, conhecimento, percebendo que nunca se sabe o suficiente e que o líder pode (e deve) aprender com outras pessoas. Quando mais informação e formação, melhor!

2. Além do profissional, é preciso identificar uma pessoa!


Quão bem você conhece as pessoas da sua equipe? Você sabe que acontecimentos da vida delas moldaram a pessoa que são hoje? Se você vai passar a maior parte da semana trabalhando em um projeto com essas pessoas, talvez seja interessante conhecê-las melhor.

Uma maneira de realmente conhecer as pessoas ao seu redor é separando um tempo em sua rotina diária para estar com elas, sem o objetivo de ter ganhos pessoais. Trata-se de investir tempo com seus funcionários e colegas para conhecê-los melhor.

Você ficará surpreso com a quantidade de talentos da sua equipe e em como eles podem beneficiar a empresa de diferentes maneiras. Criar relações pessoais no ambiente de trabalho também é positivo quando alguém muda de empresa. Quando você precisar de um favor, ele será retribuído devido ao respeito e à confiança desenvolvidos no trabalho anterior.

3. Lembre-se de comemorar as conquistas!


Você não consegue ter comunidades fortes se não celebrar as grandes e pequenas conquistas ao longo do tempo. As celebrações podem ser pessoais ou profissionais, podendo ser individuais ou em equipe.

O interessante é que você nunca pare de procurar maneiras de celebrar a vida em conjunto, afinal é o ambiente onde vocês passam a maior parte do dia. Essa é a essência da comunidade. Como líder, você sempre pode pensar no que já realizou ou no que vai realizar em equipe que possa ser motivo de comemoração.

4. Busque sempre a transparência


Independente do meio que utiliza para se conectar remotamente com os seus funcionários, garanta que ele se aproxime ao máximo da experiência de estarem no mesmo escritório, criando um ambiente favorável para conversar sobre conquistas, ideias, desafios e frustrações.

Transparência e confiança são peças essenciais no desenvolvimento de comunidades virtuais. E tudo começa no comportamento dos líderes! Sucesso!

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