Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos.

A escola Instituto Mix de Profissões do município gaúcho de Farroupilha, faz parte da campanha “Me Respeita”. A iniciativa é de um dos vereadores da cidade, e o projeto virou lei em novembro de 2021.

O objetivo é capacitar profissionais de diversos setores da sociedade para auxiliar as vítimas de violência. O treinamento é para que eles possam amparar as mulheres e passar as orientações necessárias para cada caso. O Instituto Mix de Farroupilha é um dos pontos da cidade que podem ajudar e orientar vítimas de abuso.

Adesão de estabelecimentos mostra a importância do assunto para a sociedade


No município de Farroupilha, até o momento, já são pelo menos 22 estabelecimentos participantes da campanha. O franqueado da unidade Instituto Mix, Luiz Oscar Rauber Filho, reforça que a qualificação é essencial para ter a informação correta

“Agora sabemos em que caso ligar para polícia, para onde ligar, quando encaminhar para a coordenadoria da mulher, se é uma questão jurídica. Sabemos qual tipo de apoio às vítimas precisam e podemos direcioná-las para que encontrem essa ajuda. Chamou a atenção a participação de diversas empresas, e foi muito positiva a presença de homens no treinamento. O recado é que agressor em Farroupilha não se cria porque vamos fortalecer a rede de apoio”, revela o franqueado.

A coordenadora pedagógica, Natieli Melo, também participou do curso. Ela ressalta que os ensinamentos e as orientações vão ser repassados aos instrutores da unidade.

“São eles que têm contato direto com as alunas e vão poder repassar o direcionamento correto para cada relato. Elas se abrem com eles e eles vêm até nós para que possamos auxiliar da melhor maneira. A capacitação foi esclarecedora. Acredito que ações assim desestimulam e até inibem o agressor porque percebem que o movimento contra a violência ganha cada vez mais força”, analisa a coordenadora pedagógica.

Ação “Me Respeita” ganhou destaque em jornal televisivo do estado


A união entre estabelecimentos em Farroupilha foi destaque regional e estadual da RBS-TV, afiliada da Rede Globo no estado do Rio Grande do Sul. O “Jornal do Almoço”, apresentado pela jornalista Cristina Ranzolin, é o principal jornal da emissora, e destacou o projeto “Me Respeita”.



A equipe de reportagem foi até a unidade conversar com o franqueado e colaboradores, mostrando e reafirmando a relevância da iniciativa para a sociedade.

Onde buscar ajuda? 


Central de Atendimento à Mulher: 180

Polícia Militar: 190

Imagens: reprodução RBS-TV / Antonio Valiente / Agência RBS 

O que achou do artigo?