Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 7 minutos.

O Instituto Mix de Profissões é uma rede privada de educação profissionalizante, com atuação em todos os estados brasileiros e no exterior (Angola e Japão). Operando no mercado de cursos livres profissionalizantes, com respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB (Lei 9.394/96), a empresa oferece cursos presenciais, on-line e híbridos, formando alunos nas mais diversas áreas do conhecimento.

O IM em números


Desde a sua criação, o Instituto Mix de Profissões já transformou a vida de milhares de brasileiros por meio da educação profissionalizante. Um exemplo disso estão nos números. A para você ter uma idade da dimensão da empresa, separamos os seguintes dados:


A sede do IM está localizada na cidade de Araranguá, no extremo sul do estado de Santa Catarina, onde constituiu um “ecossistema de educação”, integrando todas as estruturas necessárias para o desenvolvimento de sua missão institucional, com foco na inovação, no suporte às unidades franqueadas e à construção de tecnologia para o suporte aos processos de ensino e aprendizagem levados a efeito por suas escolas em todo o mundo.

Missão

Realizar os sonhos de seus alunos através da qualificação profissional oferecida por meio de uma grande variedade de cursos.

Visão

Destacar-se no ramo profissionalizante como a escola que mais satisfaz as necessidades de seus alunos, colaboradores, franqueados, másteres e sócios, dando a todos condições de crescimento profissional e pessoal.

Valores

Qualidade, confiança, comprometimento, profissionalismo, integridade e sinergia.

Histórico do Instituto Mix de Profissões


O Instituto Mix de Profissões tem sua origem no ano de 2010 quando Alex Cavalheiro, CEO e proprietário da rede IM, decidiu iniciar uma nova trajetória no segmento de ensino profissionalizante no Brasil.

Alex, que já acumulava experiência como franqueado de diversas outras marcas nacionais, decidiu constituir uma companhia própria, independente das marcas tradicionais do mercado e por meio da qual pudessem imprimir seu próprio ritmo, construindo melhorias para atender aos anseios e às lacunas que experimentaram quando membros de outras redes.

Alex já atuava na oferta de educação profissionalizante desde o início dos anos 2000, acumulando ao longo destes mais de 20 anos a experiência necessária para empreender na construção de uma rede sólida. Enquanto membros de outras redes, puderam vivenciar na prática o papel de franqueado, identificando o potencial de contribuição da franqueadora para o sucesso do negócio.

Empresários de sucesso no segmento, Alex e seu irmão Jonas, já contavam com diversas unidades próprias, localizadas na região litorânea do estado de Santa Catarina. Estas unidades, juntamente com um conjunto de escolas do estado de São Paulo foram as primeiras a integrar a nova rede que foi criada.

E em um curto espaço de tempo, com base na expertise adquirida pelos irmãos Cavalheiro, especialmente na determinação de preencher em sua própria rede, as lacunas deixadas pelas marcas das quais integravam, o Instituto Mix ganha o Brasil e o mundo, com níveis recordes de satisfação de seus franqueados.

Linha do tempo


2010
– Na cidade de São Paulo nascia o primeiro capítulo da história de sucesso do Instituto Mix de Profissões, com a fundação de 7 escolas.

2011 – Aprimoramento das rotinas nas sete escolas existentes e a definição de novos processos para garantir a construção de um padrão de sucesso.

2012 – Entrada para o mercado de franchising ao iniciar a expansão em todo o território nacional, com sucesso. Conquistou rapidamente 60 escolas, devido ao seu diferencial em suporte, ferramentas de gestão personalizadas e grande variedade de cursos.

2013 – Continha com a expansão de sua rede e alcança a marca de 110 franquias, com retorno de 98% de satisfação entre os seus franqueados.

2014 – Conquista o selo de Melhor Franquia do Brasil, da publicação Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

2015 – Conquista os selos de Melhores Franquias do Brasil, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e a chancela de Excelência em Franchising, da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Inaugura editora própria, com capacidade para atender a todas as suas unidades franqueadas. Atinge a marca de 240 unidades, em apenas três anos no sistema de franchising.

2016 – Logo no início do ano lançou a marca de cosméticos capilares, que já nasce com características de uma grande marca, distribuída para todo o Brasil. O IM recebe o prêmio de Melhor Franquia do Brasil, reconhecido pela ABF.

2017 – Completa sete anos no mercado de franchising brasileiro, colecionando três selos de Excelência em Franchising da ABF. Neste ano inaugura também a Universidade Corporativa Instituto Mix, a UCIM, e a IMTV, a TV corporativa da rede IM, com foco em treinamento inicial e continuado dos colaboradores que integram a rede.

2018 – O IM recebe seu primeiro prêmio com reconhecimento nacional, a melhor franquia de cursos profissionalizantes do Brasil. A Associação Brasileira de Franchising concede o selo de Excelência para a rede Instituto Mix pelo 4º ano consecutivo.

2019 – Recebe novamente os prêmios da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

2020 – Um ano com muitas novidades e projetos, lançamento da StoreIM a loja virtual do Instituto Mix que tem uma plataforma de ensino 100% on-line, criação do projeto IMLabs, que conta com a parceria de inúmeras empresas já no seu ano de criação e ainda mais a conquista do selo de excelência da ABF pelo 6º ano consecutivo.

2021 – Ano marcado pela superação da pandemia causada pelo novo Coronavírus, resultado de um esforço de todas as áreas que integram a rede IM. Além disso, o lançamento do projeto IM Digital, com a criação de lojas digitais personalizadas para cada franquia IM.

Franquias Instituto Mix de Profissões


A Rede Instituto Mix de Profissões é composta por mais de 600 unidades franqueadas comercializadas, em todos os estados brasileiros e também no exterior. Estas unidades atendem, juntas, a mais de 70% dos municípios brasileiros, de onde possuem alunos residentes. A abrangência e capilaridade da Rede IM são seus grandes diferenciais, conseguindo atingir todo o país por meio da educação profissionalizante.

O Instituto Mix iniciou também, no ano de 2019, sua expansão internacional, implantando unidades na Angola e no Japão.

Universidade Corporativa Instituto Mix (UCIM)


A Universidade Corporativa Instituto Mix é uma organização com foco na formação dos quadros institucionais. Por meio dela, a empresa desenvolve processos de gestão do conhecimento, construindo itinerários formativos para todas as profissões que integram a rede IM.

Articulando os chamados Câmpus Virtual e Presencial, que materializam a metodologia híbrida implementada pela Universidade Corporativa, a UCIM atende a todos os colaboradores com programas de formação inicial e continuada, explorando os conceitos mais modernos de educação corporativa que contribuem para o sucesso do colaborador e, por consequência, da própria organização.

Com sua sede localizada na cidade de Nova Veneza, SC, onde possui seu câmpus presencial com mais de 150 mil metros quadrados de área, a UCIM conta com salas de palestras, locais para treinamento ao ar livre e lazer, além de hospedagem para mais de 45 participantes e palestrantes.

No local também se encontra instalado um restaurante com culinária tipicamente italiana, explorando um pouco do que a cidade de Nova Veneza, em SC, pode oferecer, uma vez que ela recebeu o título de capital nacional da gastronomia tipicamente italiana.

A estrutura sem igual da IMTV


Construir uma rede de ensino profissionalizante para o atendimento das demandas educacionais de um país como o Brasil traz consigo grandes desafios. Um dos principais é justamente a necessidade da comunicação rápida e assertiva.


Neste cenário nasce a IMTV, uma rede de TV corporativa do Instituto Mix de Profissões com o propósito de compartilhar conhecimento, informação e notícias, em tempo real, para franqueados, colaboradores e alunos, além de participar ativamente do processo de construção dos produtos educacionais da companhia.

IM PAY: a FinTech do Instituto Mix de Profissões


Um grande desafio a ser enfrentado pelos operadores do mercado educacional no país é a definição pelo melhor método de pagamentos. Depois de experimentar diversas opções disponíveis e identificar suas principais insuficiências, o Instituto Mix desenvolveu sua própria solução de pagamentos, construída com o perfil de sua rede e com produtos financeiros que atendam aos anseios de franqueados, colaboradores e alunos.

O ImPay, a FinTech do Instituto Mix, foi então criada com a missão de ser o método de pagamento próprio da Rede IM, integrando as soluções financeiras aos sistemas de gestão da companhia, com o propósito de reduzir inadimplência, facilitar a gestão financeira e trazer resultados para os franqueados.

Prêmios e reconhecimentos ao longo dos anos


O Instituto Mix de Profissões tem recebido ao longo dos últimos anos, os maiores prêmios conferidos pelas principais organizações acreditadoras do franchising nacional: a ABF e a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A rede IM recebeu por 6 anos consecutivos (2015 a 2020) o prêmio de Excelência em Franchising, conferido pela ABF.

E recebeu também, por 9 anos consecutivos (2014 a 2022) o prêmio de “Melhores Franquias do Brasil”, da publicação Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

O que achou do artigo?