Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

equipe de jogos

Um dos principais desafios em grandes empresas de todo o planeta, é criar um ambiente de trabalho que envolva todos os seus colaboradores em “um só time” e faça todos absorverem o espírito do trabalho em equipe.

O discurso parece, aparentemente, simples. Mas na prática costuma ser um pouco diferente. Há setores com demandas e segmentos diferentes, pautas diversificadas e colaboradores com diversos perfis. Fazer com que todos caminhem no mesmo “ritmo” requer um conhecimento aprimorado de seus funcionários bem como atividades que envolvam a integração entre eles em uma empresa.

O Instituto Mix de Profissões ao longo dos anos, atuando para a formação profissional de milhares de pessoas em todos os cantos do país, percebeu que para prestar um bom serviço aos nossos alunos é primordial investir em nossos colaboradores, pessoas investindo em pessoas, isso reflete diretamente na qualidade do ensino que chega até o nosso aluno, como fará também com que a unidade e toda a empresa dialogue bem, e que seu discurso e seus respectivos conceitos sejam preservados.

Trabalhando a integração

É comprovado cientificamente que o ser humano é uma espécie que necessita estar em sociedade, precisamos existir em um contexto social, e melhor que estar presente nesse vínculo entre pessoas é saber como conviver entre eles. Nada melhor para aprender a conviver com o próximo do que aprender a trabalhar a coletividade.

Por isso a Universidade Corporativa Instituto Mix (UCIM) trabalha sempre com dinâmicas práticas que visão fazer com que os participantes aprimorem suas habilidades em equipe. Uma das novidades desse ano é o “Tabuleiro Humano”, dinâmica que teve estreia no treinamento de Coordenadores Pedagógicos Nível 2.

“Nós planejamos uma dinâmica nova, demos o nome de “Tabuleiro Humano”, nesse jogo troucemos ações e dúvidas do dia-a-dia dos coordenadores pedagógicos de todo o Brasil para que eles avaliassem e a partir daí tomassem decisões em cima dessas ações. Incorporamos também nessa ação o contato do franqueado e do máster de suas respectivas unidades, para que eles entendessem que esses profissionais estão do lado deles, acessíveis”, enfatiza o líder de treinamentos Douglas Meurer.

Suporte imediato

Durante a prova, os coordenadores se viram obrigados a entrar em contato com os mais diferentes setores de sua unidade além do máster da sua região ou estado, para conseguir se manter no jogo.

“Havia então momentos, dependendo da situação, que era preciso ligar para um máster para pedir auxílio sobre determinado tema, ou ligar para o franqueado para pedir auxílio, tinha que ligar para o gerente comercial e sanar as dúvidas sobre como ocorre tais procedimentos, e o retorno desse primeiro teste foi muito bacana. No geral houve um sentimento de que faltava comunicação nas escolas. Muitos diziam que seus colegas estão sempre ali do lado fisicamente nas unidades e mesmo assim não havia tanto contato como tiveram na dinâmica, então um dos exemplos mais significativos para eles foi justamente isso, precisou de ajuda, de suporte, muitas vezes a solução está bem do nosso lado”, explica Meurer.

Novas possibilidades

“A experiência de estar na UCIM e receber o treinamento é algo que recarrega as energias. Você chega algumas vezes pra baixo, cheia de dúvidas e em pouco tempo você tem uma “injeção” de ânimo, de ideias, de troca de conhecimento, você volta realmente preparado para a unidade com experiências vividas e dúvidas esclarecidas. É um diferencial em nossa rotina, pois não é só sobre fazer determinada atividade, é sobre você saber como fazer, da melhor maneira e da maneira correta. Creio que todos os coordenadores possam ter essa experiência, de pelo menos uma vez no ano fazer um treinamento desse tipo, faz toda a diferença na rede e quem passa por lá sai mais preparado para os novos desafios”, conta a coordenadora.

Ela, que já tem experiência na área, dá algumas dicas para quem trabalha com educação: “a primeira delas é ter paciência, acima de tudo. Ser uma pessoa que gosta de ajudar o próximo, que queira ajudar realmente, pois essa é nossa missão, transformar vidas. E no final você vai ver que vai valer muito a pena, por que ser coordenador, apesar de muitos desafios, é ajudar a moldar um novo profissional para o mercado, é saber enxergar em um aluno um potencial profissional e no fim do curso ver que toda essa atenção e cuidado especial mudou a vida dele. Então, isso dá muita satisfação pra quem trabalha com a educação e em especial com o Instituto Mix de Profissões”, ressalta Fátima.

Desafios na natureza

Localizada no interior do município de Nova Veneza, a UCIM fica próximo a um rio, serra e sua vegetação fechada. O líder de treinamentos aproveita esse clima de “natureza” para a prática de outras atividades, estar na UCIM é também sair da zona de conforto e prestar atenção nos recursos que nos são dados.

“Em uma outra dinâmica temos o foco estratégico, o pensamento e as atitudes em equipe vão fazer a diferença. Uma das tarefas era cozinhar um ovo sem estar próximo do fogo, isso em pleno campo, longe de fogões e de todos os confortos que temos no dia-a-dia, forçando assim a todos pensarem “fora da caixa”, explica Douglas Meurer.

Satisfação total

Desde a sua inauguração a UCIM vive em constante mudanças e aperfeiçoamentos para, cada vez mais, atender melhor os franqueados, colaboradores e másteres que passam por treinamento na universidade. Os resultados obtidos até aqui têm impressionado toda a rede IM. Como consequência têm aumentado o número de treinamentos nos diferentes setores como pedagógico, comercial, marketing, mídias e treinamento de franqueados. Confira como funciona os treinamentos dentro da universidade corporativa:

 

“Como líder de treinamentos, eu tenho certeza absoluta que os coordenadores que estão participando desse treinamento vão melhorar o nível de absorção de conhecimento, a agilidade na tomada de decisão e, consequentemente, com esse rendimento do setor pedagógico, o nível da franquia também irá aumentar, fazendo com que os padrões de qualidade de ensino na escola subam rapidamente, é um processo em que toda a unidade sai ganhando e, claro, nossos alunos que são nosso principal objetivo sempre”, enfatiza Meurer.

E nada melhor do que um relato de quem viveu na pelo os cinco dias de treinamento na UCIM, Fátima enfatiza a satisfação por ter participado de todo o processo. “A educação é a base de tudo, eu acho que ela tem uma importância muito grande no processo da socialização da pessoa, no seu conhecimento e de adequação na sociedade. Trabalhar com educação é tirar um tempo para você pensar e analisar, que você está aos poucos transformando a vida de outra pessoa para melhor, dando sentido, ensinando uma profissão. É você entregar algo que ela não tem, é você fazer ela ter ideias, técnicas, ser uma outra pessoa e se reinventar no mercado”, concluí Fátima.

O que achou do artigo?