Enquanto o mundo volta os olhos para a guerra na Ucrânia com a invasão da Rússia, esquecemos, muitas vezes, dos males que já nos afligem em nossa realidade. Há poucas semanas a cidade de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro vivenciava mais uma grande tragédia, que tirou a vida, até o momento, de 232 pessoas, de acordo com a Polícia Civil.
O mês de março começa com mais buscas na cidade, os militares do Corpo de Bombeiros atuam nas localidades do Morro da Oficina, Chácara Flora e ao longo do Rio Quitandinha, localidades onde procuram por cinco desaparecidos.
Até o momento, 1.117 pessoas estão em abrigos. O acolhimento da população afetada se distribui em pontos de apoio da prefeitura, que são escolas públicas, hoje com 955 pessoas, e locais estruturados de forma voluntária pelas comunidades, em igrejas, organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades, que têm 162 abrigados.
Ao todo são 34 locais, onde as pessoas recebem alimentação, suporte para a higiene pessoal, atendimento de assistência social, saúde, psicólogos, além de suporte de agentes comunitários e da Defesa Civil.
A rede Instituto Mix de Profissões, que tem unidade em Petrópolis, e outras cidades do Rio de Janeiro, segue mobilizada para ajudar o maior número de famílias possível. São doações de alimentos não perecíveis, roupas e objetos dos mais variados. Toda a ajuda é bem-vinda!
“A gente segue divulgando a necessidade de doações para as vítimas da tragédia nos grupos do WhatsApp das turmas das escolas e na rede social da unidade. Além dos colaboradores e alunos, os modelos também ajudam nesta missão de solidariedade. São pessoas que vêm até a unidade para serem modelos dos cursos de beleza, e trazem alimentos não perecíveis”, conta o máster do Instituto Mix no estado do Rio de Janeiro, Cláudio Pereira, que também é franqueado da unidade IM de Vista Alegre, bairro da capital carioca.
Em meio a um turbilhão de pedidos de ajuda e o desejo do brasileiro de ajudar, ser solidário às vítimas, as unidades do estado do Rio seguem se organizando para receber as doações que chegam até as escolas. São pedidos do Brasil inteiro que desejam saber como podem ajudar. A unidade de Vista Alegre, tem servido como um ponto de referência para a entrega e distribuição dos donativos.
“Estamos em constante contato com empresas parceiras e com as entidades públicas. As escolas IM servem como ponto de coleta, e depois nós encaminhamos todas as doações para o centro de assistência social da prefeitura, que nos ajuda na logística, já que é inviável levar pessoalmente os donativos até Petrópolis devido a precariedade dos acessos. Desta maneira, encaminhando todos os recebimentos até os órgãos públicos competentes, recebemos um certificado de entrega das doações”, explica o máster e franqueado, Cláudio Pereira.
As unidades IM que desejam ajudar as vítimas de Petrópolis com roupas, mantimentos ou qualquer outra ajuda, podem entrar em contato com a unidade Instituto Mix de Profissões de Vista Alegre, na Av. Braz de Pina, 2716, Rio de Janeiro-RJ, CEP 21235-605.
É possível entrar em contato ainda pelo WhatsApp da unidade ou pelo e-mail da escola: vistaalegre@institutomix.com.br
Fotos: Agência EBC