Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 5 minutos.

Selecionar profissionais para trabalhar na empresa é uma das principais responsabilidades do departamento de Recursos Humanos. Porém, é muito importante que um processo seletivo seja bem conduzido para evitar problemas futuros. Afinal, uma seleção ineficiente pode trazer prejuízos tanto para os selecionadores quanto para os candidatos.

Além disso, se conduzidos de maneira incorreta, esses processos podem resultar na contratação de profissionais não adequados ao perfil da empresa ou ao cargo, o que gera custos de realização de uma nova seleção, a contratação e o treinamento de outro profissional.

Por outro lado, quando realizado de forma planejada e alinhada aos objetivos e valores da empresa, o processo seletivo resulta na contratação dos profissionais certos. Isso contribui na construção de equipes satisfeitas com a empresa, motivadas e orgulhosas pelo papel que desempenham no todo.

Seja específico e organizado quanto a divulgação da vaga


Não adianta ter pressa para divulgar a vaga sem antes fazer a lição de casa: planejamento. É preciso definir as atividades e responsabilidades do cargo, as competências esperadas, os planos de carreira possíveis para o profissional que ocupar a função.

Esse planejamento e descrição da vaga devem ser feitos de forma alinhada com o gestor da área contratante para que as expectativas possam ser compreendidas e niveladas entre o que o líder da área espera, o que é bom para a empresa e para os profissionais da equipe e o que é ideal para o novo contratado.

A descrição cuidadosa da vaga permite uma comunicação clara com o mercado, o que acaba por atrair candidatos com perfil alinhado às expectativas da empresa. Além disso, subsidia os profissionais de RH envolvidos no processo seletivo provendo-lhes critérios claros na hora de avaliar as pessoas interessadas no cargo.

Definir sua “persona” é fundamental em um processo seletivo


Definir o perfil ideal para uma vaga é muito importante. Para isso, leve em consideração a descrição do cargo e verifique quais habilidades, conhecimentos e responsabilidades o candidato deve ter para ser contratado para essa vaga.

Leve em consideração também as características do gestor da área e dos colegas do futuro colaborador e alinhe a definição do perfil do candidato ideal aos valores institucionais da empresa. Com isso, o recrutamento fica mais direcionado e fica mais fácil selecionar os currículos.

Seja sincero quanto às questões salariais e trabalhistas


O momento de divulgar a vaga está próximo e faltam poucos passos para garantir uma excelente condução do processo seletivo. Depois de descrever as funções, responsabilidades, competências e o perfil do candidato, defina o salário, o teto salarial do cargo, os benefícios e as remunerações variáveis.

Ter domínio dessas informações garantirá uma seleção mais assertiva, pois dá a noção dos limites de uma possível negociação com um candidato. Então, no momento da divulgação da vaga, é importante que já se saiba qual a remuneração e a quais benefícios o candidato terá acesso caso seja contratado.

Mantenha um padrão de qualidade para realizar um bom processo seletivo


Defina quais serão as fases do processo seletivo para aquela vaga. Se tiver muitos candidatos, o ideal é dividi-los em dias ou horários diferentes. Escolha também o tipo de avaliação que será feita durante esse processo e quais serão os critérios para aprovação em cada fase.

Uma boa opção é realizar uma dinâmica de grupo para verificar o comportamento do candidato durante um trabalho em equipe. Posteriormente, o ideal é realizar entrevistas individuais para se aprofundar sobre as experiências e conhecimentos de cada um daqueles que passarem pelas fases antecedentes.

É muito importante definir e manter um padrão para os processos seletivos da empresa, pois a padronização garante otimização do processo, além de imparcialidade e agilidade.

Para ter sucesso em processo seletivo acerte os locais de divulgação


Chegou o momento de comunicar a vaga para o mercado e fazer uma boa divulgação é muito importante para ter agilidade e bons resultados com o processo seletivo. É preciso escolher os canais certos para divulgar cada oportunidade para atingir um público que possa se interessar pela vaga e, assim, ter diversas opções de bons candidatos para convidar para as próximas etapas do processo seletivo.

Aproveite as tantas ferramentas online, gratuitas ou pagas, que colocam a sua empresa em contato com os profissionais que estão em busca de uma nova colocação no mercado. Recorra também ao seu banco de currículos e anuncie em meios de grande circulação, como jornais, redes sociais e sites especializados, como o Banco Nacional de Empregos.

Com isso, você terá mais possibilidades de escolha, o que aumenta as chances de encontrar o profissional mais adequado para a vaga.

Faça uma filtragem dos currículos e candidatos!


Depois de divulgar a vaga nos canais mais adequados para o perfil da oportunidade profissional, tem início a enxurrada de currículos e o desafio da equipe de RH é ter agilidade na primeira triagem dos melhores candidatos.

Ao definir itens eliminatórios, como a obrigatoriedade de possuir cursos específicos ou conhecimento de determinado software, você rapidamente conseguirá separar diversos currículos em duas pilhas: os reprovados e aqueles que precisam de melhor análise.

Tendo em mente os requisitos para a vaga e o perfil ideal para ocupá-la, será possível fazer a seleção dos melhores currículos. A partir daí, você estará cada vez mais próximo do seu candidato ideal.

Foco e assertividade nas entrevistas durante o processo seletivo


A entrevista individual é uma das partes mais importantes do processo seletivo. É fundamental que a entrevista seja bem conduzida. Por isso, estruture as perguntas com antecedência. Antes de cada entrevista, leia o currículo do candidato e faça anotações sobre pontos que deseja investigar melhor.

Cabe ao recrutador criar um ambiente agradável para o profissional interessado na vaga e estabelecer um diálogo objetivo e focado em extrair o melhor do candidato durante a conversa.

Seja sempre neutro e ouça-o atentamente, deixando-o à vontade para responder suas perguntas. Após a entrevista, anote suas observações para se lembrar depois. Desta forma, depois de conhecer melhor cada candidato entrevistado, será possível verificar qual deles é o mais adequado para ocupar a vaga.

Mais informações sobre processos seletivos você acompanha neste podcast sobre alguns erros comuns cometidos por candidatos à vagas.

O que achou do artigo?