Por que investir em uma franquia de curso profissionalizante?
Escrito por Instituto MixTempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.
Muitos empreendedores buscam começar um negócio e desejam que ele seja próspero e mantenha uma solidez. Muitos deles se deparam com o segmento de franchising como uma das opções de negócio e motivos não faltam para investir em uma franquia. Mas você sabia que um dos segmentos mais bem sucedidos dentro do mundo do franchising são as franquias de educação?
O mercado de educação é um dos mais tradicionais do franchising. Em 2020, por exemplo, o segmento faturou mais de R$ 10 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dentro dele, há diversos ramos que um empreendedor pode seguir, como franquias de educação infantil, franquias de cursos de inglês e franquias de cursos profissionalizantes, como o Instituto Mix de Profissões, uma das maiores e melhores do Brasil.
Vou ter lucro se investir em uma franquia de educação profissionalizante?
Com o desemprego provocado pela pandemia, muitas pessoas estão em busca de cursos profissionalizantes para se recolocar no mercado. Geralmente são cursos mais rápidos e que permitem atender as demandas existentes no mercado profissional, o que os tornam ainda mais atrativos para jovens e adultos.
De acordo com a Associação Brasileira de Estágios, entre 2016 e 2020 o número de alunos matriculados em um curso profissionalizante cresceu 4,1%, alcançando quase 2 milhões de estudantes. O que isso significa? Grandes chances de sucesso e, como consequência, bom faturamento com uma franquia de educação.
Qual o perfil do investidor no segmento de educação?
Para investir neste segmento é preciso, em primeiro lugar, gostar da área da educação. Outro ponto importante é ter uma boa habilidade com outras pessoas, uma vez que você vai ter que lidar com seus colaboradores, alunos e seus familiares. Gostar de pessoas é fundamental para você que pretende abrir uma franquia de educação.
Também é importante ter boa habilidade com vendas, já que um bom retorno no seu negócio depende diretamente de ter matrículas. Mais uma vez entra o bom relacionamento com pessoas.
Vantagens e desafios de uma franquia de educação
Investir em franquias de cursos profissionalizantes é um caminho promissor para empreendedores que têm afinidade com o tema e buscam dicas de franquias no mercado.
Entretanto, como todo negócio, antes de bater o martelo, é importante considerar os prós e contras deste perfil de franquia. Para te ajudar, organizamos vantagens e desafios das franquias de educação na lista abaixo:
Credibilidade no mercado: ao abrir uma franquia educacional, o franqueado leva consigo a expertise e a reputação da franqueadora. Dessa forma, tende a captar mais alunos, que, ao conhecerem a marca, sentem confiança no investimento;
Gestão compartilhada com a rede de franqueados: investidores que ainda não têm experiência consolidada no segmento contam com o apoio da rede de franqueados e da franqueadora, que trocam informações e dicas para facilitar o gerenciamento do negócio;
Economia de escala:ao fazer parte de uma franquia de cursos profissionalizantes, você poderá participar de rateios e compras coletivas com os demais franqueados (seja em investimentos em publicidade, seja na contratação de plataformas ou de outros recursos para a realização do curso). Assim, ocorre o que chamamos de economia de escala: o valor de compra de algo adquirido em grande volume tende a ser menor do que aquele atribuído a uma compra individual.
Diálogo com a franqueadora para tomar algumas decisões:embora o franqueado tenha liberdade para conduzir seu negócio de forma autônoma, ele deve respeitar determinados posicionamentos e diretrizes da franqueadora. Por isso mesmo, dizemos que a relação estabelecida entre uma franqueadora e um franqueado é de interdependência;
Identidade visual e escolha de sistemas e plataformas:também relacionada à dependência da franqueadora para orientar decisões, há a orientação da identidade visual e de determinados sistemas e plataformas pré-determinados pela franqueadora.
Credibilidade da marca:ao adquirir uma franquia, o empreendedor conta com a credibilidade construída pela própria marca. Isso ajuda a diminuir a chance de erros comuns em negócios iniciantes e a aproveitar toda a expertise de um negócio que já passou pela fase de amadurecimento e aperfeiçoamento;
Possibilidade de integrar uma rede de franqueados:a participação da rede de franqueados oferece vantagens exclusivas ao empreendedor, como descontos em negociações de fornecedores, trocas de experiências e informações valiosas sobre a gestão da empresa;
Menor risco para o negócio: apostar na união de um modelo de negócio já testado com a consultoria de empreendedores mais experientes reduz os riscos de fracasso do negócio;
Reflexo positivo nas vendas:com a transferência de know-how, apoio no processo de gestão e construção do planejamento estratégico do negócio, as chances de sucesso de um negócio franqueado são maiores.