A palavra franquia vem do francês “franc” que significa liberdade. Franchise, franchising, ou franquia é uma forma de negócio onde uma empresa e sua marca compartilham seu know how e vantagens para replicar seu modelo empresarial.
A franqueadora dá a orientação, formando uma rede com métodos, produtos, serviços e regras comuns entre si.
Muito difundido no mundo todo, este modelo é utilizado no Brasil por três mil marcas, com aproximadamente 130 mil unidades franqueadas.
Estes dois entes têm objetivos e funções diferentes. O franqueador é o responsável pela empresa franqueada e que fornece a marca, produtos e serviços para expandir seu negócio.
O franqueado é quem investe neste negócio pré-existente e tem a função de operar uma ou mais franquias. Com isto, o franqueado tem a possibilidade de minimizar riscos. Ele utiliza um sistema já testado, contando com supervisão do franqueador, mas sendo dono de sua unidade.
Neste negócio, existe também a pessoa do máster franqueado, que tem o direito de ampliar o número de franquias em determinado território. o master vende unidades e oferece suporte. Entretanto, nem todas as empresas oferecem esta opção.
São classificadas conforme seu formato de negócio, seu público alvo ou pontos comerciais. Podem ser:
Pesquise redes sólidas no mercado,. Geralmente são aquelas que se preocupam com o desempenho e sucesso do franqueado e oferecem todo apoio e suporte para que o franqueado cresça e se estabeleça.
Por tanto, fuja de franqueadoras que se importam apenas em vender franquias de sua marca.
Descubra qual modelo mais se adéqua ao eu perfil e não pense só no lucro. Busque algo pelo qual tenha afinidade. Depois, procure conversar com outros franqueados da rede para saber se suas experiências. Outra boa dica é participar de feiras de franquias, muitas possibilidades se abrirão à sua frente.
Depois disto tudo, o próximo passo é avaliar a Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de franquia detalhadamente.
Primeiramente, avalie sua capacidade financeira. O investimento pode variar bastante, indo de R$ 5 mil a R$ 5 milhões. Se você precisa de um aporte, verifique as possibilidades de financiamentos. O SEBRAE tem um fundo garantidor de crédito que garante o financiamento de franquias.
Alguns bancos têm convênios com determinadas franqueadoras, informe-se sobre isso. E há ainda a possibilidade de abrir uma linha de crédito diretamente com o banco.
Em todos os casos, esteja sempre atento a sua capacidade de honrar o pagamento de suas parcelas. De preferência utilize a vantagem de carência nos primeiros meses, isso lhe dará um fôlego inicial.
De início você terá que pagar a Taxa de Franquia. Esta é um valor fixo e único pago ao franqueado e que lhe dará o direito de uso da marca, treinamento e suporte inicial. Assim, você poderá abrir sua unidade e fazer parte da rede.
Algumas redes podem até não cobrar esta taxa, mas isso não as desobriga a fornecer tudo que futuro franqueado necessite para iniciar o negócio. Além da Taxa de Franquia, há também o pagamento de royalties, que é a garantia de suporte contínuo e de uso da marca.
Eles podem ser variáveis, como percentual do faturamento ou percentual sobre as compras da unidade franqueada, ou fixos, que é um valor mensal e fixo determinado no contrato.
Algumas franquias também podem não cobrar royalties. Mas esteja atento para seu pagamento embutido no produto ou negócio.
Você pode vender sua franquia, observando algumas regras. No seu Contrato estão estabelecidas todas elas, e diferente de um negócio próprio, você não pode simplesmente fechar as portas. Esteja atento, sobretudo ao que preconiza a Circular de Oferta de Franquia. Esta deve ser fornecida pelo franqueador antes da assinatura do Contrato.
Um detalhe muito importante é saber que o contrato de franquia é personalíssimo, ou seja, feito com sua pessoa física.
Isso quer dizer em caso de venda da franquia, você terá que apresentar o comprador para o franqueado e este é que, vai ou não, aprovar a venda.
A franqueadora também pode auxiliar você na venda, utilizando seus próprios canais.
Por tanto, prepare-se, tenha coragem, otimismo, visão empreendedora e mãos à obra!
SAIBA MAIS… Estudando a regulamentação de franquias que está na Lei 8.955, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1994.