Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 5 minutos.

Existem muitos livros no mercado para auxiliar quem quer empreender. Empresários e cases de sucesso que ajudam a inspirar milhares de pessoas que têm o sonho de abrir o seu próprio negócio, fazer o diferencial!

Por isso, nós do Instituto Mix de Profissões, separamos alguns livros que podem te ajudar a clarear a mente para o empreendedorismo, tirar dúvidas, evitar problemas e muitas outras dicas valiosas de quem já percorreu o “caminho das pedras”.

Primeiro ponto importante para quem quer empreender é fazer justamente o que você está fazendo neste momento: leitura! Ler é um dos pontos mais importantes para quem quer se manter atualizado no mercado, estar por dentro das tendências e pendências do mundo dos negócios e escrever e falar melhor, em todos os sentidos.

Livros famosos para empreendedores e executivos!


O empreendedorismo no Brasil está crescendo exponencialmente. Isso revela que, mesmo diante de adversidades, como a pandemia, a inventividade e a coragem para investir em projetos pessoais supera qualquer desafio, e os números reforçam essa percepção.

De acordo com a Abstartup (Associação Brasileira de Startups), nos últimos quatro anos, o número de startups no Brasil passou por um salto de crescimento de 207%. Isso significa que, de 4.151, nosso país passou a abrigar 12.727 novos investimentos.

As perspectivas de crescimento para o setor de empreendedorismo individual e em pequenos grupos são positivas. Se você planeja ou já deu os primeiros passos nesse mercado, ler os melhores livros para empreendedores pode te ajudar a superar os desafios mais comuns no segmento.

Mindset: psicologia do sucesso


Se você pensa em montar uma empresa online ou já empreende em qualquer segmento, certamente já ouviu falar em mindset. O termo caiu nas graças do segmento, e muitos coaches, mentores e especialistas em empreendedorismo evidenciam a importância do mindset para o sucesso.

Em seu livro “Mindset: psicologia do sucesso”, a autora Carol S. Dweck vai além. Ela é a criadora do conceito e revela, neste livro, como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. A essa organização de pensamentos orientados para o sucesso, chamamos mindset.

Marketing 3.0


O pai do marketing não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores livros para empreendedores, não é mesmo? Por isso, nossa segunda indicação é o célebre Marketing 3.0, do também célebre Philip Kotler.

Em seu livro, Kotler convida o leitor a um mergulho no novo comportamento do consumidor e, sobretudo, na importância de compreender as tendências para tratar consumidores com a complexidade e atenção que merecem.

A obra de Philip Kotler é perfeita para quem busca dicas para investir em marketing nas redes sociais , utilizando as estratégias mais eficazes para oferecer produtos e serviços que satisfaçam verdadeiramente as necessidades do novo consumidor.

Livros sobre os gatilhos mentais


“Gatilhos mentais” são outra estratégia popular entre os empreendedores. Estamos falando de técnicas que estimulam e influenciam, nos clientes, algum comportamento específico. Técnicas como a de gatilhos são muito utilizadas por quem trabalha diretamente com vendas, sejam elas virtuais, presenciais, em lojas físicas ou porta a porta .

No livro, escrito por Gustavo Ferreira, você tem acesso a 32 gatilhos que podem ser aplicados a diversos tipos de negócios.

Qual a tua obra?


O escritor e palestrante Mario Sergio Cortella é conhecido por sua obra literária provocativa e inteligente. Neste livro, ele faz o convite à inversão de papéis: “qual a tua obra?“, ele pergunta.

Ideal para quem busca ressignificar o empreendedorismo e desassociar a ideia de trabalho e castigo, o livro de Cortella traz interessantes inquietações sobre o mundo dos negócios.

Quem lê este livro se prepara para conectar trabalho e propósito, dois grandes propulsores para abrir empresas e criar estratégias verdadeiramente efetivas para prosperar. O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas.

O lado difícil das coisas difíceis


Ao ler este livro, nos aproximamos de um dos mais promissores cenários para o empreendimento: o Vale do Silício.

Em “O lado difícil das coisas difíceis”, o autor Ben Horowitz conta a história de sua trajetória empreendedora, com foco nas estratégias desenvolvidas para superar os desafios mais difíceis: aqueles que não se encontram em livro nenhum.

Para quem deseja aprender de forma leve, é uma dica de ouro. Horowitz mescla lições de negócios com letras de músicas e apresenta seus pontos sem rodeios.

O investidor inteligente


O autor de “O investidor inteligente” é uma referência no mundo dos negócios. Trata-se de Benjamin Graham, consultor de investimentos. Em seu livro, que é conhecido como a “bíblia” do mercado de ações, Graham explica seu conceito de “valor de investimento” e dá dicas de como proteger investidores de cometer erros que podem minar negócios.

Perfeito para qualquer tipo de empreendedor: do MEI , que inicia um negócio individualmente, ao empresário de grandes corporações.

Pai Rico, Pai Pobre


Controle financeiro, capital de giro, investimento e retorno. Se você se interessa por estes termos, precisa ler “Pai Rico, Pai Pobre”, um dos melhores livros para empreendedores.

Escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, o livro ensina, por meio de uma narrativa simples e pessoal, estratégias para consolidar a independência financeira com um planejamento sólido.

Ideal para quem busca dicas para multiplicar receitas e controlar gastos de forma inteligente, “Pai Rico, Pai Pobre” está disponível para compra aqui.

O Monge e o Executivo entre os livros mais de sucesso!


Se você pesquisa sobre os melhores livros para empreendedores, certamente já ouviu falar no “O monge e o Executivo”. Isso porque a obra é referência no segmento há alguns anos, e, ainda assim, indispensável para quem deseja refletir sobre liderança e propósito.

O livro conta a história de Leonard Hoffman, empresário que abandona sua carreira para se tornar monge em um mosteiro. Hoffman aprende com suas vivências e, aos poucos, descobre tudo o que precisa saber para se tornar uma figura inspiradora.

Ideal para quem empreende em equipe ou conta com a ajuda de funcionários ou estagiários para compartilhar tarefas rotineiras.

O que achou do artigo?