Em uma rede de solidariedade, empresas de todas as regiões do país tentam ajudar, de todas as formas, a população a enfrentar os momentos difíceis causados pela pandemia do Covid-19 no Brasil. A rede Instituto Mix de Profissões, respeitando todas as recomendações de higienização e distanciamento social, manteve seu compromisso de transformar vidas.
Por meio de ações e parcerias com instituições, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por exemplo, a marca IM ajuda a levar mais cores, alegria e vida a vários jovens em vulnerabilidade social.
O nosso case de hoje vem da unidade IM do município de Jaguaruna, cidade litorânea no sul de Santa Catarina que, por meio de pequenos gestos, ajuda jovens com educação profissionalizante, diversão e mostrando que há sim, esperança de dias melhores se todos se unirem em prol do bem coletivo.
Atualmente a rede IM conta com impressionantes 600 unidades espalhadas pelos quatro cantos do Brasil. Praticamente todas as escolas possuem parcerias com instituições para promover a educação e ajudar a sociedade de alguma forma. No caso da escola de Jaguaruna, a parceria com o CRAS da cidade foi firmada há mais de um ano e o esforço das duas instituições vem rendendo bons resultados.
“A entidade trabalha com famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Algumas pessoas atendidas pela instituição são alunos do IM de Jaguaruna. Os eventos são realizados em datas comemorativas como o Dia das Crianças, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros. Levamos nossos alunos até a sede do CRAS e lá oferecemos algum tipo de serviço como corte de cabelo, design de sobrancelhas, maquiagens diversas, entre outros serviços”, explica a coordenadora pedagógica da escola Instituto Mix de Profissões de Jaguaruna, Andréa Raupp Alves.
Bom, a resposta é simples: ajudar a sociedade em diferentes âmbitos, por meio da educação. Mas realizar parcerias é um processo que, algumas vezes, pode ser complexo e exige das instituições compromisso, seriedade, engajamento e percepção da realidade social.
Geralmente as unidades Instituto Mix costumam realizar atividades sociais junto às empresas de seus respectivos municípios, associações de moradores, secretariais, escolas de ensino infantil e médio, entre outras entidades, sempre visando ajudar, de alguma maneira, a população como um todo.
“Em Jaguaruna a parceria da unidade IM se estende com a Secretarias de Saúde e Educação dos municípios de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio. Entendemos que o Instituto Mix é muito mais do que uma escola profissionalizante e que é possível atender grupos diversos da nossa região. Oferecemos serviços de beleza e orientação profissional aos jovens para ingressarem no mercado de trabalho”, explica a coordenadora pedagógica.
A intenção do evento no CRAS de Jaguaruna foi de arrecadar brinquedos, pois muitas das crianças inscritas na entidade costumam passar a data comemorativa do Dia das Crianças sem ganhar nenhum presente ou homenagem. Foram oferecidos cursos gratuitos para quem se dedicou a doar brinquedos, visando a preparação profissional dos jovens e também o ato de se “plantar uma sementinha” de solidariedade no coração de quem se propôs a participar.
“Após a definição da data do evento no dia 29 de outubro, todos os colaboradores e alunos do IM de Jaguaruna saíram em busca de arrecadação de brinquedos. Nossa campanha iniciou no final do mês de setembro e se estendeu até os últimos dias de outubro. Nossos alunos foram nossos principais divulgadores. A cada brinquedo doado, o participante da campanha ganhava um curso rápido EAD. Conseguimos arrecadar mais de 100 brinquedos em ótimo estado”, revela Andréa.
O ano de 2020 está sendo desafiador em vários aspectos. A pandemia do novo Coronavírus obrigou muita gente a aprender a mexer nas ferramentas digitais. Mas nem todos têm acesso a internet ou tem aparelhos como smartphones, tablet e notebooks, ou recursos para investir em um curso profissionalizante. Há um abismo a ser superado entre as desigualdades na educação do país.
O Instituto Mix de Profissões sabe que somente um profissional capacitado, com um certificado, tem mais chances de entrar no mercado de trabalho. No momento atual, de incertezas, o IM acredita que pequenas ações como essas não só levam um sorriso para os pequenos como ajudam a levar educação e capacitação para pessoas que necessitam, mais do que nunca, estarem preparadas para o mercado.
“Observamos que neste período de pandemia precisamos oportunizar que os jovens tenham mais acesso a cursos complementares para sua formação, por isso a iniciativa de doar um brinquedo e ganhar um curso EAD. As crianças estão isoladas em suas casas, sem contato com outras crianças, e isso tem causado um efeito negativo em boa parte delas. Esse dia no CRAS foi organizado dentro das normas de segurança, quanto aos cuidados com o Covid-19. Foram organizados grupos de até 10 crianças, a cada duas horas. Os brinquedos foram distribuídos e nossas colaboradoras fizeram maquiagens infantis nas crianças, sempre higienizando os materiais, o que pode trazer um pouco de “normalidade” em tempos tão desafiadores”, explica Andréa.
Participar de ações como essas não ajudam somente quem recebe, mas também quem promove os eventos. Há um entusiasmo em planejar outras ações em benefícios da sociedade, um ciclo do bem que une e motiva instrutores, orientadores, gerente, coordenador pedagógico e o próprio franqueado da unidade IM.
“É sempre uma satisfação participar de ações sociais. Nossos alunos costumam perguntar quando ocorrerá a próxima ação, pois o envolvimento dos alunos, instrutores e colaboradores é intenso. Diante dessa realidade, já marcamos uma nova ação no CRAS para este mês de novembro, para a Campanha do Novembro Azul. Um momento que pretendemos realizar palestras sobre a importância do exame de próstata, linkando com serviços destinados ao público masculino, como corte de cabelo e barba, com a participação dos alunos do curso de barbearia”, explica a coordenadora pedagógica de Jaguaruna.
A coordenadora pedagógica explica que quando a escola decidiu realizar esse evento no CRAS, a ideia era também envolver as famílias de uma forma geral. Para que todos, de certeza forma, pudessem participar do projeto e interagir no processo “educação e família”.
“Além da distribuição dos presentes, resolvemos oferecer um curso rápido de preparação profissional para os adolescentes, como já mencionamos. A reação dos pais foi imediata, pois perceberam a importância da inclusão ao mercado de trabalho. Esses jovens frequentarão nossa escola por um período de um mês, com aulas específicas para o preparo profissional”, explica a coordenadora.
Andréa revela que ações junto a comunidade além de fixar nossa marca, traz o gratificante sentimento de satisfação em ajudar o próximo.
“Além disso, nossos alunos têm a oportunidade de atender a comunidade carente e de colocar em prática o que aprendem dentro da sala de aula. Toda unidade pode fazer esse tipo de ação, basta apresentar o projeto para entidades ligadas à comunidade”, conclui a coordenadora pedagógica.