Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 6 minutos.

Ao longo de uma década a empresa ajudou a transformar a vida de mais de 700 mil alunos por meio da educação profissionalizante. A rede Instituto Mix de Profissões segue há dez anos transformando sonhos em realidade. São mais de 100 cursos em nove áreas como Administração, Beleza, Construção Civil, Gastronomia, Idiomas, ImMaker, Moda, Saúde e Tecnologia.

Com sede no município de Araranguá, no interior do estado de Santa Catarina e com uma Universidade Corporativa (UCIM) própria na cidade Nova Veneza, a poucos quilômetros de sua sede, a empresa expandiu horizontes de maneira extraordinária em poucos anos, chegando a 23 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Marca consolidada

Em 10 anos a marca Instituto Mix se consolidou no mercado de franchising e logo se destacou perante a concorrência. Conquistando 6 selos de reconhecimento e da publicação Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) e 5 selos de excelência em franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com tantas conquistas chega ser difícil enumerar os principais destaques da rede nesta primeira década. Mas podemos ressaltar a internacionalização da rede, que cruzou fronteiras com sua primeira unidade na província de Benguela em Angola, no continente africano. Tiveram as inaugurações da Editora IM, da UCIM e da IMTV, além da construção da nova sede da franqueadora IM e o anúncio da chegada do Caminhão das Profissões.

Nosso segredo? Cuidar das pessoas

Ao longo desses 10 anos de existência a rede Instituto Mix se preocupou em garantir a realização profissional de seus alunos. Desde a percepção da vocação de cada um e a orientação quanto aos cursos e as possibilidades do mercado na região que ele está inserido.

Um exemplo é a dona Lourdes, que é uma daquelas “mãezonas”. Cuida da casa, da família, sempre disposta a ajudar aqueles ao seu redor. Cozinheira de mão cheia, o que mais ela gosta durante sua rotina é poder cozinhar delícias para sua família. Sejam doces ou salgados ela sempre arrasa com suas receitas. Ela é moradora de Fazenda Rio Grande, que fica na região metropolitana de Curitiba.

Assim como milhares de brasileiros, dona Lourdes queria ir além. Aproveitar o seu conhecimento na cozinha para lucrar com o que tanto ama fazer. “Foi então que decidi entrar no curso de confeitaria do Instituto Mix da minha cidade, para aprender mais. Foi muito bom, porque eu consegui aperfeiçoar aquilo que eu já sabia e aprender muito mais, sempre há coisas novas para você ficar conhecendo”, afirma Lourdes.

Ajudando a empreender

Mas o que realmente fez a diferença na vida dela foi o suporte que a escola proporcionou para que ela pudesse, mais do que aprender novas receitas, abrir seu próprio estabelecimento comercial. “Tirei muitas dúvidas sobre como dar o primeiro passo, como começar a empreender de verdade, até então era um hobby, mas queria que eu pudesse lucrar com tudo que sei fazer e graças as orientações e suportes do IM eu consegui realizar o meu sonho”, enfatiza dona Lourdes.

Tudo isso faz parte do nosso “Jeito IM de Ser”, como ficou conhecido em toda a rede, um jeito especial em que tratamos nossos alunos cada qual de acordo com suas necessidades. Aproximando ainda mais a escola do aluno e o aluno da realização profissional dos seus sonhos.

Família IM

Para os colaboradores da rede Instituto Mix é nítido o sentimento de pertencimento, de estar agregando e ao mesmo tempo, além de ser valorizado pelas suas ações, estar ciente de que cada ação irá mudar a vida de milhares de pessoas. Para quem está desde o começo da fundação é um sentimento único, é o caso da gerente de operações Malu Campos que diz que presenciar o crescimento do IM, esse “boom” da marca, é emocionante.

“Esses 10 anos passaram voando! Acho que tudo isso aconteceu tão rápido porque, primeiramente, o nosso presidente acreditou em um sonho e por acreditar nesse sonho hoje ele pode ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos também. Depois porque tudo o que a gente faz no IM é feito com amor. É literalmente um vício! Somos uma família de viciados pelo IM (risos)! Colaboradores das franquias, as másteres, consultores, colaboradores da franqueadora, todos recebemos no nosso DNA essa paixão pelo IM e acho que isso tem refletido ao longo dos anos nos alunos”, afirma a gerente.

Há exatos 10 anos na empresa, Malu conta que o friozinho na barriga ainda existe. “Sempre temos mudanças, nosso presidente, gestores, másteres e franqueados, sempre pensam “lá na frente” e o mais bacana é que quando se tem alguma ideia ela não fica guardada para quem a teve, ela é compartilhada. Isso está no DNA do IM, nosso CEO tem uma visão diferenciada e consegue liderar de forma estratégica, sem perder a humildade e humanidade”, ressalta a gerente de operações.

A cada ano uma novidade

Nesses dez anos de existência o Instituto Mix de Profissões acompanhou de forma extraordinária as tendências do mercado e evolui com muita qualidade. Desde sua fundação até os dias atuais.

2010

Nascia em 2010 a história de sucesso da rede IM, embora sua sede seja em Araranguá, Santa Catarina, as primeiras sete unidades do IM foram inauguradas no estado de São Paulo.

2011

Neste ano o foco foi o aprimoramento das rotinas, a padronização das operações das unidades, foram definidos os processos para aumentar a satisfação de alunos e colaboradores, permitindo a escalabilidade do negócio assim como a estabilidade das escolas.

2012

Foi o ano da entrada no mercado de franchising iniciando com sucesso a expansão em território nacional. Conquistando rapidamente mais de 60 escolas em diversos estados, fruto do suporte diferenciado a franqueados e colaboradores, ferramentas de gestão personalizadas e grande variedade de cursos.

2013

A rede continuou expandindo de forma fenomenal, concluindo o ano de 2013 com impressionantes 110 franquias e 96% de satisfação dos franqueados da rede.

2014

A rede atinge a marca de 130 franquias vendidas e 20 másteres instaladas no Brasil. Estando presente nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Amapá, Maranhão, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Tocantins, Ceará, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e Goiás, atingindo a marca de mais de 90 mil alunos matriculados.

2015

Inauguramos nesse ano a Editora IM, com capacidade para atender todas as escolas da rede. A empresa atinge a surpreendente marca de 2040 unidades franqueadas em apenas 3 anos com o sistema de franchising.

2016

A rede Instituto Mix de Profissões atinge a marca de 300 franquias no Brasil, trazendo ainda mais credibilidade e visibilidade para a marca já consolidada no mercado de franchising brasileiro.

2017

Nasce nesse ano a Universidade Corporativa Instituto Mix (UCIM). No mesmo ano foi inaugurado um canal de web TV próprio, com programação focada no compartilhamento de informações e capacitações para os colaboradores. A IMTV surge para profissionalizar ainda mais nossos franqueados e másteres da rede com programas específicos para cada segmento da empresa como marketing, pedagógico, comercial, cobrança e assessoria, TI, mídias e muito mais.

2018

Sempre ligada nas tecnologias e tendências da educação, a rede IM inova mais uma vez com a realidade aumentada e a realidade virtual. Juntas elas ampliam a interação e o conhecimento dos alunos por meio do aplicativo IM 360.

2019

Grandes feitos foram apresentados para franqueados e colaboradores em 2019, entre eles o anúncio oficial que cruzávamos fronteiras, fechando o primeiro contrato de uma unidade IM fora do Brasil em Benguela, no país africano de Angola.

Teve também o início das operações na nova sede da franqueadora IM, um complexo que une tecnologia e sustentabilidade criando um “eco sistema de inovação”. O novo espaço reúne a Editora IM, a IMTV, o prédio principal da franqueadora, em que os colaboradores trabalham em ambiente coworking, onde todos os setores podem interagir entre si otimizando a troca de informações e a operacionalidade dos serviços, há ainda o IM Happy, espaço destinado ao lazer e as refeições dos colaboradores, auditório e uma escola modelo.

2020

O ano de 2020 chegou com tudo na rede IM, uma das novidades do ano, que recém começou, foi o Caminhão das Profissões. A escola itinerante de mais de 10 metros de comprimento irá levar a marca IM, e os serviços prestados pelas escolas, para todos os cantos do país. O caminhão é totalmente adaptado para atender os mais diversos segmentos de cursos além, é claro, de realizar ações sociais por onde passar.

“Se chegamos até aqui foi graças a um time vencedor de colaboradores, franqueados e másteres que não medem esforços para buscar sempre o melhor, sem nunca deixar nosso foco de lado, que são as pessoas. Temos como objetivo transformar a vida de milhões de brasileiros por meio da educação. E ao longo desses 10 anos temos buscado em cada ação do Instituto Mix colocar nosso aluno em primeiro lugar, e os resultados positivos são os reflexos das nossas escolhas, prova de que estamos no caminho certo”, enfatiza o CEO da rede, Alex Cavalheiro.

O que achou do artigo?