Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 6 minutos.

A marca Instituto Mix de Profissões, indo na contramão da crise, segue expandindo com a abertura de novas franquias, lançamentos constantes de ações e, mais do que nunca, o nível de confiança dos franqueados na marca segue em nível altíssimo, comparado a outras redes de franquias.

A franqueadora IM se demonstrou um “porto seguro” para os franqueados da rede IM em momentos de incertezas e de fechamentos obrigatórios por determinações de municípios e estados.

Apesar de 2021 estar sendo mais difícil em relação às mortes pela Covid-19 no Brasil do que em 2020, o mercado está mais otimista com as projeções futuras, tendo em vista o início da vacinação da população, reabertura gradual e consciente dos estabelecimentos e a volta dos investimentos da população em cursos profissionalizantes.

Os números do Instituto Mix durante a pandemia


Em 2020, mesmo com todas as incertezas, o Instituto Mix de Profissões inaugurou 47 novas franquias em vários estados brasileiros, em todas as regiões do Brasil.

Mostrando a solidez da marca que mesmo durante um dos períodos mais desafiadores na nossa época, conseguiu abrir quase 50 unidades, gerando empregos, renda e transformando a vida de milhares de alunos por meio da educação. 

Para 2021, as expectativas são positivas. Até o momento já são quase 10 unidades inauguradas e mais 20 em processo de implantação. O IM está presente com franquias ativas em 22 estados e no Distrito Federal, mas o número sobe para 25 estados quando levamos em conta as unidades que ainda vão inaugurar.

Estamos presentes ainda com unidades físicas em Angola (que fala também o português) e no Japão, com venda de cursos online para brasileiros e a população em geral que fala o português.

Setor pedagógico e sua adaptação em meio às transformações


Para Junior Freitas, gestor de operações da rede Instituto Mix de Profissões, e responsável pelo departamento pedagógico, um dos pilares da rede IM, a educação sempre foi considerada uma grande propulsora do desenvolvimento dos povos.

“Nossa atividade fim é justamente a entrega de valor por meio da educação. Desta forma, toda a estrutura pedagógica da rede se reinventou e passou a implementar metodologias que fossem capazes de articular os talentos disponíveis na rede com as ferramentas já desenvolvidas, criando um modelo de educação híbrido que fosse capaz de manter a conexão do estudante com o conhecimento de maneira transparente, independentemente do meio”, afirma Freitas. 

O gestor destaca ainda que o segundo semestre é extremamente promissor para a rede e para o país. “Estaremos vivendo a tão sonhada retomada gradual das atividades em todo o mundo. Poderemos, então, acelerar a implementação das mudanças planejadas, trazendo mais tecnologia para a sala de aula e implementando tudo aquilo que aprendemos durante a pandemia, agora em um cenário de normalidade”, enfatiza o gestor.

Qual o segredo do Instituto Mix para continuar sua expansão? 


Toda a empresa tem o seu segredo para o sucesso. Mas um detalhe, em especial, chama a atenção porque é um dos pontos básicos para se ter sucesso em curto e a longo prazo: gerar satisfação!

“O sucesso de uma rede de franquias é o sucesso e satisfação dos seus franqueados. Atualmente o número de satisfação dos franqueados no IM é de 97%. Quando a franqueadora oferece suporte e entende as necessidades regionais dos seus franqueados a marca cresce e novos investidores surgem com interesse pela marca. O apoio dos másteres é fundamental no sucesso regional, entender as particularidades de cada região tanto em campanhas de vendas quanto da situação atual econômica e política dos estados”, afirma o diretor comercial da marca IM, Jaques Grinberg.

Em meio a realidade imposta pela pandemia, o Instituto Mix de Profissões, sem saber o que poderia vir, já estava preparado para o ensino híbrido com cursos on-line e aulões ao vivo pelas suas redes sociais. O que reforçou que a marca IM é uma empresa visionária com departamentos preparados para darem todo o apoio necessário.

“O departamento comercial criou ações e campanhas específicas para atender as necessidades do momento, adaptando-se rapidamente junto com os másteres para surpreender e ajudar os seus franqueados. O apoio dos departamentos de marketing, pedagógico e o Núcleo de Inteligência Corporativa (NIC) também foram essenciais para este sucesso. E ainda, tão importante quanto ou até mais, foi o apoio emocional oferecido para a rede pelo CEO, Alex Cavalheiro, e por todos os colaboradores que mais do que nunca se uniram com um único objetivo: ajudar os franqueados. Importante observar que em 2020 com todas as dificuldades e restrições foram feitas mais de 237.000 matrículas na rede, um número que comprova o apoio e suporte oferecido neste período”, enfatiza Grindberg.

Setores administrativos reforçaram laços e foram cruciais para manter a estabilidade da empresa


São muitas mãos que formam o Instituto Mix de Profissões, e os setores de cobrança e assessoria foram, assim como pedagógico e comercial, peça indispensável neste tabuleiro. Afinal, o todo só funciona quando todas as partes se comunicam entre si. E assim como os outros departamentos, o foco da cobrança e assessoria foi auxiliar, o máximo possível, os franqueados neste momento.

“Focamos em oferecer muitas opções de ações para eles usarem junto aos seus clientes, eram no mínimo 6 ações todo mês. Além de webs semanais com temas de boas práticas, treinamentos, motivação e muito mais. Além é claro, de todo suporte diário, em que temos contato com toda a rede e sempre estamos à disposição para ajudar, bem como para motivá-los a ir adiante e além”, explica a gestora de operações Malu Campos.

Já no departamento de assessoria, o foco foi 100% nas franquias, em acompanhar cada detalhe de rotinas e resultados em seus sistemas, sempre em contato com cada unidade de forma individual, enviando dicas e releituras de seus dados do sistema, os ajudando no acompanhamento de seus indicadores. Além do incentivo e compartilhamento de boas práticas entre as franquias.

A revolução do marketing IM para acompanhar o novo comportamento do mercado


Durante o período de pandemia, o marketing do Instituto Mix manteve o posicionamento de colaboração com a sociedade. Uma das nossas principais ações foi o lançamento do curso de Prevenção ao Covid-19.

“Acreditamos que a educação é a maior arma para a não propagação da doença até que a população seja vacinada. Fechamos diversas parcerias onde fornecemos de modo gratuito os cursos de prevenção, com o intuito de ajudar o comércio, instituições públicas e privadas, e principalmente, a população”, enfatiza Claiton Andrade, diretor de marketing do Instituto Mix de Profissões.

Campanhas do Instituto Mix se intensificaram na pandemia


Campanhas e promoções não são nenhuma novidade na rede IM, mas em um “novo normal”, onde as mídias digitais ganharam ainda mais ênfase, elas ficaram ainda mais atrativas.

“Investimos em campanhas promocionais, como a campanha “Acelere o seu futuro” em que estamos sorteando 2 carros 0km. Além desta campanha, que já é um sucesso na rede, também criamos mais de 130 campanhas e ações que garantiram aos franqueados a retenção, a adimplência e a aquisição de novos clientes. Como reconhecimento de marca, hoje estamos presentes nas laterais dos jogos dos principais campeonatos do Brasil, assim como merchandising em programas de TV aberta como a Hora do Faro, da Record TV”, reforça o diretor de marketing. 

O gestor de marketing reforça ainda que o marketing do Instituto Mix tem uma veia digital muito forte, e o investimento em mídias digitais foi ainda maior do que nas mídias tradicionais.

“Hoje temos o orgulho de ser, comparado a concorrência, a franquia de educação com maior engajamento em redes sociais e com mais acessos no site oficial. Tudo isso graças aos investimentos em mídia paga e também nos investimentos em criação de conteúdos relevantes ao público-alvo. Entendemos o marketing de conteúdo como uma estratégia de marketing com resultados renováveis e cumulativos, e se você está lendo esse artigo, é prova de que funciona muito bem”, enfatiza Claiton Andrade. 

Todas essas ações, vindas de vários setores e gestores, visam, mais do nunca, reforçar a marca IM e mostrar que nós do Instituto Mix temos como base não apenas transformar a vida de nossos alunos, mas a de nossos franqueados e colaboradores, afinal todos fazem parte do propósito maior: realizar sonhos! E este é nosso Jeito IM de Ser. 

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