O empreendedorismo vem crescendo cada vez mais no mercado. Isso porque cada dia que passa as pessoas querem investir mais em suas próprias sociedades e ideias. No entanto, independentemente do ramo que você deseja seguir para começar o seu negócio, existem alguns cuidados que você deve tomar em qualquer área na hora de empreender. Pois boas ideias não são tudo na hora de abrir um negócio.
São muitos os erros a serem evitados, mas os principais a serem citados são: não se capacitar, não se planejar e não investir no marketing do seu negócio. Abaixo explicaremos o porquê de cada um desses itens estarem aqui de forma simples e objetiva para que não haja dúvidas. Vamos lá?
Uma das melhores formas de garantir que seu negócio dê certo e de evitar que você cometa erros, é se capacitando na área em que você pretende atuar. Ainda que não seja um curso de graduação, você deve ter uma base de conhecimento sobre cada área que envolverá o seu negócio.
Você deve ter um bom conhecimento da prática do que você oferece ao seu cliente. Um curso profissionalizante é uma ótima forma de ajudar com isso. No entanto, esse não é o único quesito importante. Você também deve ter um bom conhecimento comportamental, sobre relacionamento com as pessoas. Isso para saber lidar tanto com seus colaboradores, como com o seu cliente. E claro, com as pessoas que venham a se interessar pelo o que você tem a oferecer.
Você não precisa se especializar em cada área da sua sociedade, você terá pessoas para te ajudar no financeiro, caso esse não seja o seu forte. No entanto, você deve ter uma base sobre cada vertente, pois ainda que não se torne um especialista naquilo, você deve ter plena noção do que está acontecendo no seu investimento.
E o mais importante é focar no aprendizado da gestão, como o empreendedor você deve saber ser um bom líder e comandar a sua equipe de forma organizada e ordeira. Cursos voltados para a área de administração, sejam eles até mesmo à distância, poderão ser de grande ajuda para desenvolver esse lado.
Se planejar é muito importante para tudo na nossa vida, e para empreender não seria diferente. E não apenas para você, gestor do negócio, mas também para a organização dos seus funcionários e de quem trabalha ou irá trabalhar com você. Se planejando você sabe quanto dinheiro investir, quais objetivos seguir e quais metas pretende alcançar. Se você se planeja para todos os possíveis erros, você terá uma pré-solução para todos eles antes mesmo deles acontecerem.
Além de que, com organização, seu serviço será prestado com melhor qualidade e isso trará credibilidade para o seu negócio. Portanto, tente começar o seu negócio já com tudo planejado e se manter assim durante o funcionamento dele.
Para te ajudar, traremos uma técnica fácil e de grande utilidade para qquem deseja empreender, o planejamento estratégico. Basicamente, esse planejamento irá definir que rumo você terá com o seu negócio após um determinado tempo. Seja esse tempo após 2 anos ou até mesmo 5.
São basicamente 7 perguntas que você terá que fazer para si mesmo:
Tendo um ponto de partida e um objetivo, você deve analisar o ambiente tanto externo como interno. Para isso, você pode utilizar a ferramenta Swot. Do inglês “Strengths”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”. A Matriz Swot é uma técnica de administração que irá te ajudar a analisar quais decisões a serem tomadas que te levarão ao sucesso.
Ter um bom plano de marketing é uma das coisas mais importantes que você irá necessitar na hora de empreender. Ainda mais considerando que nos dias atuais, o marketing on-line define muito da sua reputação e da sua fama como negócio.
O marketing terá a função de mostrar ao seu cliente que ele precisa do que você tem a oferecer. Você não pode ficar parado esperando que seu cliente venha até você. Entenda que isso não irá acontecer. E o jeito de chegar até um possível interessado em seu produto é usando o marketing a seu favor, com estratégias e muito mais. Para isso você deve estar sempre on-line e em todas as redes sociais mais utilizadas hoje em dia. Essa será uma ótima forma de encontrarem o seu trabalho. E o mais importante, você deve saber quem é o seu público-alvo. Se possível, até mesmo definir a sua persona.