Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

Teve uma boa ideia, mas não sabe como empreender do zero e não sabe nada de empreendedorismo? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os empreendedores! Você já quis empreender mas não sabia por onde começar, ou o que fazer?

Saiba que isso não é raridade: infelizmente não muitos os empreendedores que deixam de trabalhar em seus projetos por não terem as habilidades necessárias ou o conhecimento necessário para colocar seus planos em ação.

Para que você não entre nessa estatística e descubra como empreender do zero, criamos esse conteúdo.

Começando a pensar em empreendedorismo!


O empreendedorismo não é tarefa fácil, mas sabemos que com algumas dicas, coragem e conhecimento, é possível transformar uma boa ideia em um grande negócio. O primeiro passo é avaliar o seu mercado. É preciso que você entenda quais são as possibilidades para a sua empresa e o que esperar de agora em diante.

Uma dica incrível é realizar a análise SWOT (estratégias, forças, competitividade, concorrência) periodicamente, tanto no início da sua empresa, quanto durante o processo de reestruturação e otimização do negócio.

Essa análise SWOT irá te ajudar a identificar algumas questões importantes, como:

Todas essas informações te ajudarão a desenhar de forma muito mais eficiente um plano de negócios, permitindo que você encontre as melhores alternativas e abordagens para a sua empresa.

Tenha suas metas de empreendedorismo bem definidas


Antes de começar o seu negócio, é preciso definir os objetivos do seu negócio. É comum encontrarmos empreendedores que definem metas semestrais, e esse é um bom caminho para se seguir.

No entanto, o ideal é, antes de definir essas metas semestrais, determinar qual é o objetivo geral do seu negócio. Dessa forma, você saberá exatamente quais passos precisa dar para chegar onde planeja, com muito mais precisão e chances de sucesso!

Quem é sua “persona”?


É aqui que muitos empreendedores acabam pecando. É preciso conhecer o seu público e saber exatamente quais são as suas personas, quais são suas objeções e suas principais necessidades.

Infelizmente não é raro encontrar um empreendedor que não tem conhecimento real do seu público. Muitos ainda se guiam pelo “público alvo” e acabam tendo uma definição bem generalizada de quem essas pessoas são e como elas se comportam.

Quando você realiza o estudo de “personas”, você consegue ter uma visão muito mais específica de quem são essas pessoas e como a sua empresa consegue ajudá-las. Com o estudo de personas, você levanta as seguintes questões:

Ofereça produtos ou serviços de qualidade, sempre!


Ter bons produtos e serviços não é uma opção: hoje, com o aumento da concorrência e das novas oportunidades de compra, é fundamental que você invista em melhorias contínuas para as soluções que oferecem ao público.

Para isso, sempre invista em pesquisa de mercado e em pesquisa de satisfação com os clientes, para aprimorar seus produtos e entregar aos clientes exatamente o que eles precisam.

Fique por dentro das novidades sobre empreendedorismo e mercado de trabalho


Feiras, congressos e palestras sobre o seu mercado são uma excelente maneira de conseguir novos contatos e até conquistar novas oportunidades de negócio.

O networking é fundamental, e precisa ser desenvolvido o quanto antes. Nesse momento, além de conhecer possíveis novos clientes, também conhecerá possíveis parceiros, que aumentarão a sua rede de contatos e as oportunidades de sucesso.

E, claro, é hora de começar a agir. Um outro erro muito comum é esperar as coisas ficarem perfeitas para começar a trabalhar em suas ideias. Um empreendedor precisa aprender a seguir com a ideia mesmo que ainda não esteja tudo andando corretamente.

Um ditado muito comum nessa área é “antes feito que perfeito”. Isso significa que é melhor fazer agora, onde está e com o que tem, do que esperar que as coisas fiquem perfeitas para começar. E, claro, com o tempo, ir otimizando o que precisa de ajustes.

Instituto Mix é um dos melhores modelos de negócio

O Instituto Mix de Profissões oferece, atualmente, um dos melhores suportes para franqueados no Brasil. Com uma estrutura com alta tecnologia, o IM é a empresa que mais oferece diferenciais no segmento de educação profissionalizante no Brasil. Quer saber mais sobre nosso modelo de negócio, acesse este link para mais informações e surpreenda-se com o Jeito IM de Ser!

O que achou do artigo?
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça mais sobre a nossa Política de privacidade e Política de cookies e entenda como o Instituto Mix de Profissões se preocupa com os seus dados.
ACEITAR