Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos.

O mercado de franquias brasileiro teve um excelente desempenho em 2023. O relatório foi divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) durante a Pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising, em 8 de fevereiro. O setor alcançou um faturamento total de R$ 240,6 bilhões, representando um crescimento significativo de 13,8% em relação ao ano de 2022. O número de redes de franquias cresceu 7,6%.

O setor continua a se desenvolver com um saldo positivo entre abertura e fechamento de operações. A pesquisa da ABF destacou que o aumento de novas operações alcançou 17,3%. Além disso, mais de 1,7 milhão de brasileiros estão empregados dentro do mercado de franchising, destacando a indústria como intensiva em mão de obra.

Para 2024, a Associação Brasileira de Franchising projeta um crescimento de 10% no faturamento, 5,5% no número de unidades, 5% no número de redes, e 5,5% no número de empregados diretos do setor.

Crescimento do franchising brasileiro na educação

Além disso, o mercado de franchising no ramo da educação também teve destaque em 2023. Com o aumento da demanda por serviços educacionais de qualidade e a busca por métodos de ensino inovadores, as franquias educacionais contribuíram para o crescimento geral do setor. Ademais, a oferta de serviços como cursos de idiomas, reforço escolar, pré-vestibular, educação infantil e tecnologia educacional impulsionou o desenvolvimento desse segmento.

crescimento em um gráfico

A perspectiva otimista para o mercado de franchising no setor educacional é apoiada pela crescente demanda por serviços que atendam às necessidades específicas de aprendizagem. À medida que as tecnologias educacionais continuam a avançar, as franquias educacionais estão bem posicionadas para oferecer soluções inovadoras e personalizadas. Além disso, a expansão do acesso à educação de qualidade em diversas regiões do país pode desempenhar um papel muito importante no desenvolvimento socioeconômico do país. E isso se dá por meio das franquias educacionais. Assim, o setor de franchising no ramo da educação não apenas contribui para o crescimento econômico, mas também desempenha papel significativo na transformação positiva.Em conclusão, é evidente que as franquias educacionais desempenharam um papel importante no panorama geral do franchising no Brasil. Com a contínua valorização da educação e a busca por oportunidades de aprendizado ao longo da vida, espera-se que esse segmento permaneça em crescimento nos próximos anos, contribuindo para o fortalecimento do mercado de franquias como um todo.

Conheça nossa rede de franquias e saiba mais:

O que achou do artigo?