Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

Quando falamos sobre “economia da recorrência”, você sabe a diferença entre Cobrança Recorrente, Débito Recorrente e Crédito Recorrente? Algumas pessoas acabam confundindo, mas é importante saber a diferença entre elas para que você consiga aplicar em seu negócio e otimizar seu faturamento. Já pensou nesta alternativa?

Bem, a intenção deste artigo é justamente te explicar as diferenças de cada modalidade e como elas podem te auxiliar.

A modalidade Cobrança Recorrente


É uma cobrança de um plano, assinatura ou mensalidade feita de forma regular e, geralmente, de forma automática. Por exemplo: mensalidade de academia, escola, plano de clube de assinatura, entre outros.

O comprador autoriza a primeira cobrança e, nos outros períodos, seja mensal, anual ou qualquer outra periodicidade, que foi previamente definida, a cobrança é feita de forma automática. Só é encerrada quando o cliente solicitar o cancelamento do serviço ou o período do contrato acabar. Por exemplo: plano anual de academia.

A cobrança recorrente pode ser feita através de cartão de crédito, sem ocupar o limite do cliente, débito automático ou boleto bancário.

Falando em cartão de crédito, é importante dizer que a cobrança recorrente é diferente do parcelamento. O parcelamento ocupa o limite do cartão do cliente e é oferecido como opção de pagamento para produtos únicos, como celular, por exemplo. Já a cobrança recorrente não ocupa o limite do cartão, pois o valor é descontado todos os meses e o serviço também é recorrente, como na cobrança da Netflix.

Como funciona o Débito Recorrente


É uma modalidade da cobrança recorrente. Pois, a cobrança é efetuada da mesma forma: automática, periódica e referente a um plano, mensalidade ou assinatura. Porém, a forma da cobrança é feita através de débito em conta. Todos os meses, na data escolhida, o valor é descontado da conta do cliente.

Por exemplo: o valor anual da academia é R$1,5 mil. Uma vez no mês, é debitado R$125,00 da conta da pessoa, por doze meses.

Sobre o Crédito Recorrente


O crédito recorrente, como o próprio nome diz, é uma cobrança recorrente, porém, feita no cartão de crédito. Sem utilizar o limite do cartão do cliente, todos os meses, é acrescentado o valor na fatura do cartão.

Por exemplo: o valor anual de um curso é R$ 2.150 e o aluno quer pagar no crédito. Ao invés de tomar o valor total do limite do cartão, no crédito recorrente é cobrado R$ 179,16 mensal na fatura. Ou seja, tanto débito, quanto crédito recorrente são modalidades da cobrança recorrente. Ao oferecer um produto ou serviço recorrente, você acaba fidelizando seu cliente. Todos os meses ele terá acesso aos serviços prestados pela sua empresa, tornando o relacionamento mais próximo.

Ao criar uma relação melhor com seus clientes, você entende seus hábitos de compra e consegue oferecer os produtos e serviços de forma otimizada. Por exemplo: você sabe que todos os meses ele compra os mesmo produtos na mesma época em seu e-commerce.

É possível oferecer de forma recorrente a entrega e a cobrança, dando mais comodidade e melhorando a experiência de compra. Optar pela cobrança recorrente, é automatizar todo processo de cobrança da sua empresa. Deixando sua equipe financeira com tempo para focar em pontos mais importantes e mitigando riscos.

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