Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos.

Existem algumas atividades que todos deveriam conhecer, pelo menos o básico, sobre a sua relevância para o crescimento pessoal e profissional. A administração é um desses conhecimentos que podem fazer o diferencial na carreira de uma pessoa. Saber administrar ajuda nas finanças, na organização do tempo e da rotina, planejamentos futuros, e muitos outros benefícios. 

Atualmente, o curso de Administração é uma das graduações mais amplas existentes no mercado. Infelizmente, existe um paradigma no mundo acadêmico que diz: “se você não sabe qual curso quer fazer, escolha Administração.” Mas, antes de se decidir, é importante conhecer o curso para conseguir alcançar a satisfação profissional nesta área.

O mesmo vale para os cursos livres, que oferecem um grande leque de opções de cursos voltados para a área administrativa. O Instituto Mix, por exemplo, oferece cursos de gestão, técnicas administrativas e muito mais. Se engana quem pensa que estes cursos são apenas para quem está querendo ingressar no mercado.

Todos deveriam pensar em realizar uma atualização profissional nesta área. O mercado segue em constante mudança, e estudos e qualificações para acompanhar tudo isso é muito importante para você e o seu investimento.

O que faz o profissional de administração?


O Administrador é o profissional capacitado para planejar, dirigir, coordenar e controlar os recursos financeiros, humanos e materiais de uma empresa pública ou privada. Dentre as suas competências estão: saber trabalhar em equipe, organizar projetos e supervisionar funcionários.

A relevância da administração no empreendedorismo


Como o administrador sai da faculdade ou do curso profissionalizante sabendo tudo que uma organização precisa para poder funcionar, possibilita que ele abra o seu próprio negócio ou se torne um consultor.

É uma prática cada vez mais comum cursar administração para aumentar a qualidade de negócios familiares e montar pequenas empresas. Essa é uma escolha muito inteligente. Mesmo que você seja formado em outra área, como por exemplo gastronomia, e pretenda montar seu restaurante, é interessante buscar uma segunda formação em administração, para facilitar a consolidação do negócio.

Profissional se “encaixa” em diversos setores!


Praticamente todo ambiente profissional, desde pequenos e médios comércios até grandes indústrias, exige a presença de um administrador, por isto, é uma área de fácil inserção no mercado de trabalho.

Cursar administração permite trabalhar em diversas áreas dentro da mesma empresa, como Recursos Humanos, Gestão Financeira, Controle de Qualidade, Logística, Vendas, Marketing, entre outros.

Sinceramente, este setor é bem concorrido. Mas, como visto, existem inúmeras possibilidades de ingresso. Basta manter-se atualizado e garantir que sempre há algo a adicionar no currículo. Deste modo, você dificilmente ficará desempregado.

No entanto, nem todo mundo que se qualifica em administração precisa se preocupar constantemente com um novo emprego. Atualmente, nas empresas existem planos de carreiras onde o colaborador é focado em uma escalada interna, começando com uma posição de baixa responsabilidade e ganhando maior reputação ao longo dos anos.

Melhora da visão e amplitude do negócio


Algo que é adquirido ao cursar administração é ter a noção do escopo. Muitos jovens administradores e pequenos empresários possuem dificuldades em avaliar a amplitude de sua análise, sendo muito focados em aspectos micro e se esquecendo do macro ou vice-versa.

Além disso, pelos seus conhecimentos em economia, relações humanas e políticas, o administrador tem bases sólidas e seguras para empreender e inovar com criatividade, para assim reduzir chances de erros ou problemas de gestão nas empresas.

O que achou do artigo?