Algumas vezes o brasileiro faz investimentos e projetos no que podemos considerar como “negócios movidos pela emoção” e não pela razão. Este comportamento faz com que certas etapas fundamentais para o sucesso do novo negócio sejam ignoradas, ocasionando uma alta taxa de mortalidade da maioria dos empreendimentos, inclusive no segmento de franquia.
Os novos empresários recém-saídos da relação de trabalho regida pela C.L.T., sonham em deixar de ser empregados para se tornarem “patrões”, mas inconscientemente muitas vezes buscam no novo negócio a segurança que teoricamente possuíam antes, desejam ansiosamente uma oportunidade para voltar a trabalhar e ocupar o seu dia.
Isto faz com que o processo já comece errado. O novo empreendedor deve avaliar as oportunidades com olhos de investidor, onde seu capital deve ser remunerado com uma taxa atrativa e compatível com o risco do novo negócio. Caso exija dedicação total, deve também remunerar seu trabalho através de um pró-labore que precisa ser considerado na apuração do resultado do negócio, destacando claramente o que é lucro do negócio e o que é remuneração pelo trabalho.
O processo mais indicado para a escolha da franquia certa para cada investidor deve passar por algumas etapas.
Além de você querer ser o dono do seu próprio negócio é preciso você gostar do que você faz. Isso se aplica também as franquias. Não adianta você pensar apenas em lucrar com seu empreendimento, fazer o que se gosta irá te motivar, fazer com que o seu esforço flua naturalmente e, consequentemente, os resultados positivos da sua franquia surjam naturalmente.
Mais importante do que gostar do que se faz é ter capital para investir. Muitos investidores contam com valores que serão obtidos através da venda de imóveis, automóveis, participação em outras empresas. O processo de venda destes ativos normalmente é mais demorado do que o esperado, fazendo com que o novo negócio seja iniciado com capital insuficiente. Conte com o valor que já tem disponível para investimento imediato (dinheiro, aplicação com resgate a qualquer momento). Os recursos que poderão entrar devem ser tratados com plus que aumentará o capital de giro ou fundo de reserva. Isto faz com que a taxa de sucesso aumente muito.
É muito importante conhecer o sistema, suas vantagens, desvantagens e regras comuns às diversas redes que adotam este sistema. Nós sempre escutamos de empreendedores frases como: “Cansei de dar satisfação ao meu chefe, não aguento mais ter tantas metas a superar, agora vou abrir minha franquia para não ter que dar mais satisfação a ninguém”. Não será em uma rede de franquias que o empreendedor encontrará a tão sonhada liberdade, ele terá que cumprir com as regras da rede, será constantemente supervisionado e avaliado com base em vários indicadores de desempenho, e isso não é um fator negativo, pelo contrário, é todo esse suporte que irá garantir a estabilidade da franquia.
O sistema de franquia teve em 2014 uma taxa de mortalidade de 3,7% enquanto o varejo tradicional apresenta taxa de 20% no primeiro ano, 30% no segundo ano e 40% no terceiro ano.
Números ainda mais positivos nas franquias ligadas a educação, afinal de contas a população tem ciência que a mudança profissional em suas vidas vem por meio de qualificações e investimentos pessoais em educação. E isso tem refletido positivamente nas franquias ligadas a esse setor.
E vale reforçar: o sucesso de qualquer negócio está diretamente ligado ao grau de afinidade que o investidor tem em relação ao segmento, tem que gostar muito e preferencialmente já ter um certo conhecimento do mesmo. Assim, a melhor franquia para um poderá não ser a melhor para o outro. Abrir um negócio em um segmento que você não gosta mas dá dinheiro é como escolher uma profissão porque os pais gostam, pelo status ou salários mais altos.
Quando gostamos do que fazemos, obteremos inicialmente a realização profissional, que nos levará a fazer algo mais, saindo da vala comum. Em consequência, este desempenho superior nos trará o sucesso e o lucro esperado com o negócio.
Temos que escolher a marca inicialmente por identificação com seus princípios e valores, gostar dos seus produtos ou serviços, achar que tem a “sua cara”.Hoje, no Brasil, existem mais de 2.900 redes franqueadoras. Você terá que usar alguns filtros para chegar na marca certa.
A maioria dos investidores escolhem as marcas já consagradas como excelentes franqueadoras, mas estas marcas já possuem operações em quase todos os shoppings e locais de maior potencial de venda. Por isto, procure também incluir na sua lista de marcas a serem pesquisadas, as marcas jovens, que estão em segmentos promissores e poderão vir a ser grandes redes num futuro próximo. Verifique se os locais onde você tem interesse para abrir sua operação fazem parte da listagem de expansão das marcas escolhidas. Muitas das marcas pré-selecionadas não passarão nesta etapa.
Pesquise muito sobre a marca escolhida. Visite unidades, converse com outros franqueados da mesma rede, tire todas suas dúvidas, afinal você estará investido na franquia em questão, e saber como ela funciona é primordial. Pesquise como são os suportes e toda a infraestrutura que ela oferece aos franqueados, não tenha medo de fazer perguntas nem de repeti-las, você terá que estar seguro sobre o investimento e sobre a franquia que você deseja investir.
Visite unidades “modelos” e converse com os franqueados sobre a gestão dos negócios, quanto mais informações você absorver, melhor você se preparará para os desafios que podem surgir no caminho.
A rede de franquias Instituto Mix de Profissões é uma das melhores redes de franquias para se investir atualmente no mercado brasileiro, por dois motivos, primeiro pelo produto que ela oferece: educação, que como já vimos é um segmento em ascensão em todo o país, e outro motivo é sua qualidade reconhecida nacionalmente com premiações de peso, como o selo de excelência da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), pelo sexto ano consecutivo em 2019, sendo que pelo terceiro ano o Instituto Mix segue no topo da tabela como a melhor Rede de Educação Profissionalizante do Brasil.
A rede Instituto Mix de Profissões não é destaque apenas na PEGN, a empresa recebeu em 2019, pelo quinto ano consecutivo, o selo da ABF, que chancela a marca IM como uma das melhores redes de ensino profissionalizante do Brasil. Somado a tudo isso, a empresa atingiu, recentemente, o número de 500 franquias no Brasil, são centenas de escolas espalhadas por todas as regiões do país, ofertando mais de 100 cursos, unidades que juntas já formaram mais de 700 mil alunos. Saiba mais sobre o Instituto Mix de Profissões aqui.