Escrito por Instituto Mix Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos.

Neste artigo vamos falar de como alguns métodos podem dar um salto na sua autoestima e, por consequência, melhorar a sua produtividade.

Quem não quer melhorar a sua produtividade não é mesmo? Seja em casa ou no trabalho, render mais sempre é bom! Confira alguns passos para mudar a sua rotina! 

1 – Acorde e levante cedo!


Levantar mais cedo que as outras pessoas permite que você faça os trabalhos mais importantes nas primeiras horas do dia. Assim, você estará pronto para atender às solicitações dos clientes no horário comercial.

Isso exige bastante disciplina do profissional, mas é uma excelente estratégia quando o assunto é como aumentar a produtividade.

2. Nas notificações do celular apenas assuntos relevantes


Os smartphones podem ser ladrões de produtividade se você não usá-los de forma adequada. Eles têm inúmeros aplicativos e plataformas que promovem uma verdadeira distração ao longo do dia.

Você pode até pensar “estou apenas respondendo a uma mensagem”. No entanto, se monitorar o tempo usado no celular, perceberá que ele rouba muitos minutos do seu dia.

Por isso, o mais indicado é desativar as notificações de aplicativos que te distraem durante o horário de trabalho e usar o equipamento apenas para o que é realmente necessário.

3. Para ter produtividade planeje o seu dia e seus objetivos


Um erro muito comum dos profissionais é a falta de organização das demandas do dia.

Ao identificar quais são as prioridades e as tarefas que precisam ser executadas, você consegue manter o foco no que realmente importa.

4. Organizar o ambiente de trabalho ajuda na produtividade


Se a sua mesa de trabalho estiver desorganizada, isso poderá influenciar diretamente na sua produtividade.

O ambiente limpo e sem poluição visual auxilia na manutenção do foco necessário para concluir as demandas do dia, pois você evita se perder em meio a papéis, pastas e objetos.

5. Cuidado com o desperdício do tempo


É muito comum as pessoas perderem a noção do tempo quando realizam intervalos para tomar um café ou conversar com colegas de trabalho. Por esse motivo, é essencial gerenciar o tempo ao longo do dia.

Uma dica, se você está se perguntando como aumentar a produtividade, é estabelecer um período para realizar as tarefas, e determinar um tempo específico para fazer intervalos.

6. Foco e disciplina para ter assertividade


Mantenha o foco nas atividades e não gaste a sua energia com problemas que não pode resolver.

Muitas vezes, colegas e parentes pedem ajuda durante o dia para resolver determinada situação. Mostre a eles que você precisa trabalhar e se concentre nos projetos.

Quando concluir todas as tarefas, você poderá dar atenção à sua vida pessoal.

7. Comunicação é fundamental


Em casos de reuniões, por exemplo, é necessária muita organização para evitar a perda de tempo. Para isso, procure enviar a pauta dos assuntos que serão tratados um dia antes e peça que todos os participantes leiam o conteúdo com atenção.

Desta maneira, todos chegarão preparados para o encontro e poderão esclarecer as dúvidas com objetividade. Comunicar-se também é muito importante, assim como manter todos sempre bem informados sobre tudo que está acontecendo, seja em casa ou no trabalho.

8. Atenção aos acessos nas redes sociais


Evite acessar as redes sociais durante o expediente. As pessoas perdem muito tempo nessas ferramentas e se distraem com facilidade, o que tira o foco do trabalho.

Uma das dicas é deixar na área de trabalho do celular, por exemplo, apenas os aplicativos fundamentais para você realizar o seu trabalho. Deixando os de lazer e de interação social ocultos.

9. Praticar exercícios é um dos pilares da produtividade


É importante manter uma rotina de atividade física. Além de auxiliar na circulação sanguínea e no fortalecimento muscular, os exercícios estimulam o cérebro e liberam hormônios que auxiliam no aumento da memória, da concentração e ainda reduzem o estresse.

Para complementar, mantenha uma alimentação saudável para ajudar a “turbinar” o cérebro. Peixes, nozes, grãos e folhas verdes auxiliam a circulação sanguínea e a memória.

10. Sempre que possível automatize processos


O uso de tecnologias também é um aliado de quem busca formas para lidar com o desafio de como aumentar a produtividade.

As ferramentas tecnológicas contribuem para a automação de processos, reduzindo o índice de trabalhos burocráticos e repetitivos.

Alguns sistemas de gestão, por exemplo, ajudam o profissional a fazer a emissão de notas fiscais, a identificar quanto tem a receber pelas vendas e também auxiliam na realização de um planejamento financeiro.

Gostou do assunto? Confira este artigo sobre o desafio dos 21 dias!

O que achou do artigo?
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça mais sobre a nossa Política de privacidade e Política de cookies e entenda como o Instituto Mix de Profissões se preocupa com os seus dados.
ACEITAR